Guarda abre processo para capacitar agentes que irão receber arma de fogo
23/12/2015 11:20 em NOVIDADES

A Guarda Civil Municipal de Campo Grande abriu processo de seleção interna para o curso de patrulheiro, que irá capacitar, inicialmente, 180 agentes que estarão aptos para participar do novo processo de armamento. A previsão é de que até o final do primeiro semestre do próximo ano, pelo menos 200 dos 1.261 guardas municipais de Campo Grande vão portar armas de fogo nas ruas da Capital. Conforme publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), inicialmente, os agentes capacitados no curso de patrulheiro devem executar o patrulhamento ostensivo e preventivo em todas as modalidades, auxiliar na instrução de serviço exercido pela guarnição nas operações, entre outras atribuições.

Em um segundo momento, estes agentes deveram ingressar em um novo processo de capacitação para receberem armamento. Os guardas vão receber revólveres calibre 38, que foram doados pela Polícia Militar. Para a compra da munição a prefeitura deverá fazer licitação.

No início do mês, o secretário municipal de Segurança Luidson Noleto havia adiantado que, além de passar pela seleção, os guardas municipais vão ter dois módulos no curso, o primeiro, com 120 horas, para a formação em atividades profissionais em sala de aula, incluindo o cuidado com a estrutura física e psicológica. No segundo módulo serão mais 80 horas para preparação de tiro a manuseio da arma de fogo.

Na época, o secretário destacou que a seleção será impessoal e vai convidar o Ministério Público para acompanhar todo o processo. “Não vamos prepará-los apenas para portar uma arma, mas para atender com qualidade nas atividades de rua”, comentou Noleto.

 O decreto destina 20% das vagas para o sexo feminino e 80% para o sexo masculino. Inscrições podem ser feitas entre os dias 4 a 15 de janeiro de 2016 na Divisão de Ensino e Desenvolvimento da GCM, situada na Rua Arquiteto Vilanova Artigas, s/nº, no Bairro Aero Rancho, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O edital está disponível na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial de Campo Grande.

COMENTÁRIOS