O mais novo Cidadão Honorário do Brasil recebeu o título nesta segunda-feira (7) em Brasília, no Distrito Federal. O heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton esteve em uma sessão solene na Câmara dos Deputados e, na ocasião, dedicou a homenagem ao ídolo Ayrton Senna.
Hamilton disse que decidiu virar piloto após assistir o brasileiro quando tinha cinco anos de idade. A partir daquele dia, afirmou, foi quando começou a se interessar mais por corridas de carro e passou a jogar com a seleção brasileira no videogame. (assista abaixo)
Simpático, o piloto inglês ainda comentou sobre o desejo de conhecer a floresta amazônica e outras belezas naturais do Brasil.
Lei
Único negro na F1
Hamilton disse que o Brasil é uma inspiração, agradeceu a homenagem. Ele afirmou que continuará lutando por mais diversidade em seu esporte, a Fórmula 1 e que há muito progresso a ser feito.
Lewis Hamilton reforçou que a diversidade é importante em todos os esportes.
“Como um negro nesse esporte, há muito progresso a ser feito, mas eu continuo comprometido a pressionar por mudança, pressionar por diversidade”, disse o piloto.
“E fico tão inspirado quando venho para o Brasil por ver tantas pessoas lutando pela mesma coisa”, afirmou.
“Temos tanto a fazer juntos. Só temos que nos manter unidos, nos manter positivos, manter o foco nos nossos objetivos, nunca aceitar não como resposta, nunca desistir”, disse Hamilton.
Câmara lotada
A homenagem (PRC 79/21) foi sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e recebeu parecer favorável do relator em Plenário, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).
A ideia surgiu no ano passado, quando Hamilton venceu o grande prêmio de Interlagos, em São Paulo. Na ocasião, o piloto repetiu um gesto de Senna e deu uma volta a mais na pista segurando uma bandeira do Brasil.
O plenário e as galerias da Câmara ficaram completamente lotadas de deputados, assessores e fãs que foram ao Legislativo ver o campeão da F1 de perto.
Assista abaixo:
Lewis Hamilton agradeceu a homenagem – Foto: Câmara dos Deputados