Dois homens foram presos ao tentar passar por bloqueio com tabletes de maconha e um veículo roubado, na MS 295, em Iguatemi, a 466 quilômetros de Campo Grande. Equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) abordaram os dois em Sete Placas, próximo aos silos da Lar. A droga seria levada para Curitiba (PR). O veículo Fiat Doblo, com placas de Goioerê (PR), era conduzido por José Gomes. Na abordagem, ele ficou extremamente nervoso e não soube responder para onde estava seguindo. O homem disse que havia entregado um carregamento de doce, mas não apresentou nota que comprovasse o fato.
Enquanto José era entrevistado, outros policiais abordaram o condutor de um Fiat Pálio, com placas de Orlândia (SP), onde estava Joel de Aguiar Cordeiro. Neste veículo, foram encontrados vários tabletes de substância análoga a maconha, envolvidos em fitas adesivas de várias cores, que após pesados totalizaram 296,4 quilos.
Conforme o boletim de ocorrência, Joel disse que pegou o carro carregado com a droga em Ponta Porã, próximo a rodoviária. Ele falou que recebeu as chaves do veículo de José e ambos seguiram em carros diferentes até Tacuru. No posto Trevão, José entregou uma quantia em dinheiro para que Joel abastecesse o Fiat Pálio.
Joel recebeu ainda um telefone celular para aguardar uma ligação de uma terceira pessoa que iria lhe dizer se o posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) estava sem bloqueio policial. Ele disse que foi contratado pelo valor R$ 1 mil. A polícia constatou que o Fiat Pálio foi roubado em março em São Joaquim da Barra (SP).