A capa da esquerda chegou a ser divulgada pela gravadora em rede social. Só que, como tinha circulado anteriormente na internet uma outra opção de capa, os fãs da cantora e compositora fluminense fizeram pressão nas redes para a troca da capa do single.
Atenta aos sinais, Ludmilla acatou o pedido e mudou a capa. A capa que chega às plataformas digitais é a da direita, a que expõe a artista em foto de Rodolfo Magalhães, com os cabelos molhados, em imagem que remete à estética futurista do clipe de Jogando sujo, dirigido por Felipe Sassi.
"Aqui quem manda são vocês", sintetizou Ludmilla, justificando a mudança, devidamente alardeada pela gravadora Warner Music em comunicado oficial à imprensa.
Por mais que a alteração da capa desse single (que apresenta pop funk composto por Ludmilla com os hitmakers Jefferson Junior e Umberto Tavares) envolva estratégia de marketing, a ação expõe o poder dos fãs nas redes sociais.
A própria Ludmilla já adiara o lançamento do single Jogando sujo, previsto inicialmente para ter sido lançado em junho, porque percebeu o efeito viral de um refrão que postou em rede social e que, diante da boa receptividade, acabou gerando a gravação da música Din din din.
Artistas do mainstream – como Anitta, Ludmilla, Luan Santana e Marília Mendonça, para citar somente alguns exemplos de cantores mais em evidência atualmente no mercado musical – se beneficiam do poder das redes sociais ao mesmo tempo em que viram eventualmente reféns dos fãs que o seguem, que visualizam clipes e dão plays em singles, elevando a cotação desses artistas na bolsa fonográfica.
São artistas que, independentemente do grau de talento e carisma pessoal, pavimentam as carreiras com passos estrategicamente calculados. Um passo em falso pode ser decisivo para uma perda de status ou caída nos rankings cotidianos em mercado tão volátil, imediatista e competitivo.
Por mais que a mudança da capa do single de Ludmilla seja (também) estratégia de marketing, ela se concretizou porque houve um movimento de fãs e porque é preciso estar atento aos anseios desses fãs, dançando conforme a música.
Pode parecer insano, mas o marketing existe desde que o samba é samba. Só que, na era das redes sociais, o fã tem voz cada vez mais ativa.