Guaratiba - Rua Barros de Alarcão
Ilha do Governador - Praia da Bica
Paquetá - Praia da Moreninha
Sepetiba - Praia do Recôncavo
O esquema de segurança programado para o réveillon deste ano contará, em Copacabana, com cerca de 1,9 mil policiais militares e 64 viaturas fazendo o patrulhamento da região. Além disso, 30 torres de observação estarão posicionadas na orla de Copacabana, sendo 15 na areia e 15 no calçadão. O policiamento também será realizado a pé, com motos, com cães e a cavalo.
O Grupamento Aeromóvel (GAM), equipado com câmeras, vai monitorar os principais pontos da cidade. As imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que ficará posicionado na altura da Rua República do Peru com Avenida Atlântica. A Unidade de Controle de Distúrbios (UCD) também ficará junto ao CICCM.
O Batalhão de Policiamento em Áreas Turistístcas (BPTur) vai estar com um posto no CICCM com policiais bilíngues. E vai reforçar o patrulhamento não só em Copacabana, mas em outros pontos turísticos da cidade, com a Praça Mauá, na Zona Portuária, onde estão desembarcando os turistas vindo em cruzeiros.
A Polícia Civil informou que irá reforçar as delegacias no réveillon com 260 policiais civis, entre agentes, peritos e delegados. Além disso, fará um esquema especial na Zona Sul do Rio. O atendimento em todas as delegacias será das 10 horas do dia 31 de dezembro até as 22 horas do dia 1º de janeiro de 2018.
Os registros de flagrantes durante o período de Réveillon em Copacabana ficarão centralizados na 9ª DP (Catete), 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema), 14ª DP (Leblon), e na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), que irão contar exclusivamente com peritos químicos e de local. De acordo com a Polícia Civil, todas as unidades vão funcionar 24 horas com a presença da autoridade policial.
Esquema de trânsito e transporte
A partir de 7h do dia 31, serão implantadas as áreas de lazer na Avenida Atlântica, Aterro do Flamengo, Leblon e Ipanema - com bloqueios nas pistas próximas ao mar. Às 15h, a pista junto às edificações da Avenida Atlântica, em Copacabana, também será fechada.
Prefeitura do Rio preparou esquema especial de trânsito para o réveillon, com vários pontos de bloqueios em importantes vias da Zona Sul (Foto: Reprodução/Centro de Operações)
No restante do bairro, a partir de 19h, serão instalados 30 pontos de bloqueio para carros de passeio - exceto ônibus e táxi. Às 22h, todo o bairro é interditado.
Neste mesmo horário, a enseada de Botafogo será totalmente fechada, inclusive para ônibus e táxi, assim como na Avenida Vieira Souto, em Ipanema.
Serão 52 vias com proibição de estacionamento, o que representa cerca de 4 mil vagas a menos na região e, em função disso, a CET-Rio pede que o público utilize o transporte público, preferencialmente o metrô.
Entre 19h e 0h, somente passageiros com o cartão especial podem embarcar no metrô. Neste horário, a Linha 2 funciona direto até a Barra da Tijuca, sem a necessidade da baldeação.
A operação especial de volta para casa funciona de 0h às 7h. Neste horário as bilheterias estarão fechadas, ou seja, o cartão deve ser comprado com antecedência. O bilhete de ida e volta custa R$ 8,60.