Mauro Ferreira
Anitta está em movimento. Literalmente. No clipe de Paradinha, música em espanhol lançada hoje pela cantora e compositora carioca nas plataformas digitais, Anitta dança em supermercado, em lavanderia e em estação do metrô da cidade de Nova York (EUA), um dos epicentros do universo pop.
Ao lançar música cantada em espanhol, Anitta quebra a barreira da língua que impede artistas brasileiros de fazer nome além das fronteiras nacionais. O clipe foi dirigido e roteirizado por Bruno Ilogti com foco no vasto público de origem hispânica que consome pop latino nos Estados Unidos e nos países que falam espanhol e também são determinantes na consolidação de um artista nesse mercado rentável, caso sobretudo do México.
Cada movimento de Anitta tem sido estrategicamente articulado para potencializar a visibilidade da artista na cena internacional. Não é por acaso que o single Paradinha chega na rede cerca de dez dias após a edição de Switch, single da rapper australiana (radicada nos EUA) Iggy Azalea gravado com a participação de Anitta e promovido em programa de TV dos Estados Unidos.
Musicalmente, Paradinha segue a onda do reggaeton na batida recorrente que tem seduzido o mercado latino de música hispânica. É o tipo de música que pede coreografia e, por isso, o clipe sai juntamente com o single. Composição de autoria da própria Anitta em parceria com Umberto Tavares e Jefferson Junior, hitmakers que produzem repertório para cantores de diversos estilos, Paradinha é o tipo de música fabricada em escala industrial, criada para o mercado e pelo mercado, sem preocupação de soar original.
Se você faz parte do clube que critica a música da geração pop da artista, aceita que vai doer menos: Anitta tem atitude, tem se revelado boa estrategista – como provou a conexão com o cantor colombiano Maluma na gravação de Sim ou não, música que estourou nas pistas – e está em movimento ascendente no universo pop. Antes associada ao pop funk carioca, a artista tem ampliado fronteiras musicais e geográficas a cada disco.
Com imagem que favorece a escalada internacional, Anitta pode ser a nova cara brasileira do mercado latino, invadindo terreno até então pisado com firmeza por alguns poucos nomes nacionais, como o cantor Roberto Carlos. Sem nunca ficar parada, Anitta está sabendo seguir a linha visual e musical exigida por esse voraz segmento da indústria da música.
(Crédito da imagem: capa do single Paradinha)