Como é comemorado o Dia de Finados no México?
02/11/2021 08:32 em NOVIDADES

REDAÇÃO: Hipercultura

 

Día de los Muertos no México: por que e como é comemorado? 

Día de los Muertos (Dia dos Mortos, em português) é uma comemoração anual que ocorre nos dias 01 e 02 de novembro.

Essa tradição celebra a vida e a morte, prestando uma homenagem festiva aos mortos. Durante as celebrações, há o uso das Calaveras, espécies de caveiras pintadas e decoradas de modo artístico.

A origem do Día de los Muertos

Mulheres pintadas com as imagens de caveiras
Mulheres pintadas com as imagens de caveiras

Essa tradição ocorre principalmente no México, mas também pode ser encontrada na região da América Central, como Guatemala, El Salvador e Honduras, e nos Estados Unidos, pela grande presença de mexicanos neste país.

Alguns historiadores apontam que essa celebração tem características que remontam a tempos antigos, tendo origem em cultos realizados pelos astecas, maias, purépechas e totonacas. Esses povos celebravam a vida de ancestrais, fazendo festividades, por meio de oferendas e farturas de comida. Os crânios dos falecidos eram guardados naquela época, como uma espécie de troféus a serem mostrados nos rituais.

Esse ritual festivo passou por alterações ao longo do tempo, recebendo também uma influência católica com a chegada dos espanhóis na América. Desse modo, surgiu uma fusão do Día de los Muertos, com o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados.

Desde 2003, o Día de los Muertos é considerado uma das Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O significado do Día de los Muertos

Altar no Día de los Muertos
Altar no Día de los Muertos

Segundo conta a crença popular, nesses dias de celebração, os falecidos retornam além do túmulo. Ou seja, é a época do ano que os mortos visitam os vivos!

Por essa razão, os falecidos são recebidos com uma grande festa bastante decorada. É um oportunidade de recepcioná-los em casa. As oferendas e os altares, montados nas residências, são uma forma de presenteá-los. A mesa de comida da casa é partilhada com eles, num gesto de celebrar a memória e a presença deles.

Os cemitérios são alguns dos locais mais enfeitados, por se acreditar que suas almas saem das sepulturas durante o Día de los Muertos! Há, inclusive, quem passe a noite nos cemitérios, em companhia de seus queridos entes falecidos, no dia da tradição. O que você acha disso? Uma escolha inusitada, certo?

Em algumas tradições, o dia 01 de novembro é especialmente para aqueles que morreram jovens e o 02 de novembro para os que morreram adultos.

Como os mortos são recepcionados nessa celebração 

Caveiras do Día de Los Muertos
Caveiras do Día de Los Muertos

Día de los Muertos é celebrado com Calaveras, as caveiras decoradas artisticamente. Inicialmente, utilizavam-se crânios reais! Mas, ao longo dos séculos, foram adaptados para imagens simbólicas de caveiras.

Provavelmente, quando você viu fotos deste evento, deve ter reparado em imagens de caveiras pintadas nos rostos ou usadas como máscara. Entretanto, há outros usos mais tradicionais, como caveiras literárias (Calaveras literarias) e caveiras de açúcar (Calaveras dulces).

Por meio da imagem representativa do crânio, são produzidos, portanto, no Dia dos Mortos, materiais escritos, como poemas, críticas sociais e sátiras, assim como doces decorados repletos de açúcar. A caveira representa os mortos e é um verdadeiro símbolo da festa!

 

 

A Catrina

A Catrina (La Catrina) é uma das caveiras literárias mais famosas. Foi pela primeira vez feita foi em 1910, numa criação do cartunista e ilustrador José Guadalupe Posada. Segundo o artista, sua obra tinha o objetivo de dizer: “a morte é democrática, já que, no fim das contas, loira, morena, rica ou pobre, toda a gente acaba virando caveira”.

Catrina de José Guadalupe Posada
Catrina de José Guadalupe Posada

Assim, essa caveira, com um chapéu típico francês, era uma crítica social em que se pretendia valorizar a cultura mexicana e relembrar que, na hora da morte, todos não passam de um esqueleto, de mesmo aspecto.

Posteriormente, a Catrina foi pintada por Diego Rivera, pintor e esposo de Frida Kahlo.

Catrina de Diego Rivera
Catrina de Diego Rivera

Oferendas no altar e nos cemitérios

Nessa grande festa, há muitos enfeites típicos e, se você notar, alguns deles se repetem com bastante frequência. Isto acontece porque cada oferenda carrega um valor simbólico específico.

Algumas das oferendas são espalhadas pela cidade, outras são colocadas nos cemitérios e há as que servem para decorar o altar nas casas que recebem os mortos. Confira algumas delas com a simbologia que têm:

  • Papel picado: tem a representação da alegria na festividade;
  • Esqueletos com roupas: recepcionam as almas;
Esqueletos com roupas
Os tradicionais esqueletos com roupas
  • Água: um símbolo da pureza, é colocada num copo cheio para o espírito saciar sua sede;
  • Velas: trazem a luz para guiar as almas no regresso para a sua casa;
  • Comidas: entre elas, o pão dos mortos (pan de muerto), que tem o significado de ser o esqueleto do falecido;
Pão dos mortos
Pão dos mortos
  • Retratos da pessoa recordada: colocados na parte mais alta do altar, junto a um espelho para que o falecido possa ver o reflexo de seus parentes;
  • Objetos do agrado do falecido: caso seja uma criança, um brinquedo;
  • Flores: cravos-de-defunto (Cempasúchil), por serem consideradas flores simbólicas, que guiam os espíritos e são o portal de entrada deles para visitar os vivos.
Cempasúchil pelas ruas do México
Cravos-de-defunto pelas ruas do México
REDAÇÃO: Hipercultura.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!