DOF DIVULGA BALANÇO PARCIAL DA OPERAÇÃO “BOAS FESTAS”.
23/12/2015 16:31 em NOVIDADES
Com a operação “Boas Festa”, que teve início na última Quinta-feira(10), policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), já desarticularam diversas ações criminosas na fronteira, principalmente o tráfico de drogas, contrabando e descaminho.
Na tarde dessa quinta-feira(10) por volta das 16hs, policiais do DOF fizeram a apreensão de dois veículos com produtos de contrabando e descaminho. O fato ocorreu na linha de fronteira na região de Japorã/MS, quando os policiais realizavam patrulhamento itinerante, sendo observado um veículo Fiat Punto de cor vermelha com placas de Fartura/SP, rebocando um veículo GM Astra de cor cinza, com placas de Criciúma/SC, atravessando a fronteira do Paraguai para o Brasil, sendo que na tentativa de abordar os veículos, os condutores evadiram-se atravessando a fronteira novamente para o Paraguai. Nos veículos foram encontrados 1400 pacotes de cigarro e 7 pneus, produtos de contrabando do Paraguai, sendo essa carga avaliada em aproximadamente 65mil reais. O caso foi registrado como contrabando e entregues na Receita Federal do Brasil na cidade de Mundo Novo/MS.
No início da tarde quinta-feira(10), por volta das 14hs, policiais do DOF realizaram a prisão de Alex Piva Guimarães de 34 anos e de Lindomar Nunes de 34 anos, ambos moradores em São Gabriel do Oeste/MS, por contrabando. O fato ocorreu na MS 164 (Copo Sujo), durante bloqueio policial, sendo abordado um veículo Fiat Uno de cor verde com placas de São Gabriel do Oeste/MS, e em vistoria foram localizados 320 pacotes de cigarro e 22 pneus produtos de contrabando do Paraguai, sendo avaliados em mais de 20mil reais. O caso foi registrado como contrabando e encaminhado a receita Federal do Brasil em Ponta Porã/MS.
Na noite do sábado(12), por volta das 21hs, policiais do DOF realizaram a prisão dos douradenses Patrocínio Amarildo Atanagildo de 34 anos, José Aparecido Martins Escobar Junior de 25 anos e Adilson Cristaldo de Freitas de 30 anos, pela prática do Contrabando. O fato ocorreu na zona leste da cidade de Dourados, durante patrulhamento, sendo observado um veículo Ford F4000 furgão com placas de Dourados em atitude suspeita e adentrando em um barracão naquela localidade.  Em abordagem ao veículo no interior do barracão, foi localizado uma carreta Scania de cor preta com placas de Dourados, sendo carregada com 200 caixas de cigarro produto de contrabando do Paraguai, sendo esta carga avaliada em 450mil reais. O caso foi registrado como contrabando e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Dourados/MS.
Na tarde de domingo(13), policiais do DOF fizeram a prisão de Quedson Soares Sales de 46, morador em Brasília/DF, transportando 50 pneus produto de contrabando do Paraguai. O fato ocorreu durante patrulhamento pela BR 163 próximo a Anhanduí, sendo abordado um veículo GM Kadet de cor branca, com placas de Brasília/DF, sendo que em vistoria foram localizados 50 pneus produto de contrabando do Paraguai, avaliados de mais de 12mil reais. O fato foi registrado como Contrabando e entregue na Receita Federal do Brasil em Ponta Porã/MS.
No final da tarde de domingo(13), policiais do DOF fizeram a prisão de Ivone dos Santos de 24 anos, moradora em Campo Novo do Parecis/MT e ainda mais duas adolescentes de 15 e 16 anos, transportando 77 quilos de maconha. O fato ocorreu durante abordagem a ônibus na MS 156 na região de Amambai, sendo que na bagagem, de Ivone foram localizados 35 quilos de maconha e na bagagem das menores mais 42 quilos de maconha. Ivone relatou que receberia 5 quilos de maconha pelo transporte e as adolescentes a quantia de 2mil reais. As drogas teriam como destino as cidades de Campo Novo do Parecis/MT e Rondonópolis/MT. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia de Amambai/MS.
Na noite dessa quarta-feira(16), policiais do DOF fizeram a prisão de Kleverson Moreira dos Santos de 30 anos, morador em Ivinhema/MS, por porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu durante patrulhamento na cidade de Ivinhema, sendo que foi abordado um veículo VW Gol com placas de Dourados/MS, conduzido pelo autor que já saiu do veículo com as mãos para cima, informando que estaria com uma arma de fogo na cintura, sendo constatado após buscas que se tratava de um revolver Taurus cal 22. Questionado sobre o registro e o porte do referido armamento o autor disse não ter e que havia comprado o revolver em Cidade de Leste/PY pela quantia de 3mil reais, para uso próprio. O caso foi registrado porte ilegal de arma de uso permitido na delegacia de Ivinhema/MS.
Na tarde dessa quarta-feira(16), policiais do DOF fizeram a prisão de José roberto Fernandes Martins de 41 anos, morador em Três Lagoas/MS, por porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu durante patrulhamento MS 395 próximo a cidade de Santa Rita do Pardo, sendo que foi abordado um veículo Mitsubishi L200 Triton com placas de Três Lagoas/MS, conduzido pelo autor e em vistoria ao veículo foi, localizado uma carabina 22 com 40 munições no banco de traz. Questionado sobre o registro e o porte do referido armamento o autor disse não possuir. O caso foi registrado porte ilegal de arma de uso permitido na delegacia de Santa Rita do Pardo/MS.
Na manhã desse domingo(20), policiais do DOF fizeram a prisão de Joel Aguiar Cordeiro de 18 anos, morador em Curitiba/PR, por tráfico de drogas. O fato ocorreu durante bloqueio policial na MS 295 próximo a cidade de Iguatemi/MS, sendo que foi abordado um veículo Fiat Palio de cor branca com placas de Orlândia/SP, conduzido pelo autor, e em vistoria ao veículo foi localizado 331 tablete de maconha que totalizaram 291 quilos da droga e que o veículo era produto de furto na cidade de São Joaquim da Barra/SP em 14/03/2015. Segundo o auto a droga teria como destino a cidade de Curitiba e que o mesmo receberia pelo transporte a quantia de 1mil reais. O caso foi registrado tráfico de drogas e receptação na delegacia de Iguatemi/MS.
 
Na madrugada dessa segunda-feira(21), policiais do DOF fizeram a prisão de Jeferson correia da Silva de 20 anos, morador em Paranaíba/MS, por tráfico de drogas. O fato ocorreu durante bloqueio policial na MS 267 próximo a cidade de Nova Andradina/MS, sendo que foi dada ordem de parada a um veículo Ford Escort com placas de Dracena/SP, sendo que ao parar os três ocupante do veículo desceram e tentaram fugir dos policiais que conseguiram capturar Jeferson. No veículo foram localizados 13 tabletes de maconha que totalizaram 15 quilos da droga. Os demais ocupantes do veículo não foram localizados. O caso foi registrado tráfico de drogas e receptação na delegacia de Nova Andradina/MS.
Na manhã dessa terça-feira(22), policiais do DOF fizeram a prisão de Anderson Alonso Pereira de 19 anos e Wilson Almada da Silva de 18 anos, ambos moradores em Iguatemi/MS, por tráfico de drogas. O fato ocorreu durante bloqueio policial na MS 295 próximo a cidade de Eldorado/MS, sendo abordados uma moto Titan de cor cinza, conduzida por Anderson que “batia” uma carga de maconha que estava em um veículo VW Santana de cor verde conduzido por Wilson. No veículo foram localizados 363 tabletes de maconha que total de 289 quilos da droga e em checagem foi constatado que o veículo era produto de rouba na cidade de Mandaguari/PR. Segundo os autores a droga saiu de Tacuru e seria levada até a cidade de Eldorado e que ambos receberiam pelo transporte a quantia de 1mil reais. O caso foi registrado tráfico de drogas e receptação na delegacia de Eldorado/MS.
Foram apreendidos ainda mais de 200mil reais em descaminho, 2 quilos de cocaína, 50 quilos de maconha, recuperação de um veículo roubado na cidade de Betim/MG e a apreensão de dois adolescentes por furto qualificado.
Foram abordados e vistoriados até o momento 2570 veículos, checadas 980 pessoas em 55 bloqueios em vários pontos da fronteira com o Paraguai e Bolívia. O policiamento será intensificado até o dia 04 de janeiro de 2016 e o saldo final divulgado em 05 de janeiro.
 
Fonte: Chefronteira
COMENTÁRIOS