Infectologista da Fiocruz faz palestra amanhã sobre o Zika vírus na Capital
18/12/2015 13:20 em NOVIDADES

Amanha (19), a partir das 9h, o infectologista Rivaldo Venâncio da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) estará em Campo Grande para uma palestra sobre o Zika Vírus e Complicações. A entrada é gratuita para os interessados em participar. A palestra será realizada no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande - Unidade I e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o combate do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus. A ação integra o “Mutirão Materno Cassems: Contra o Aedes Aegypti, a favor da vida”.

Após a palestra será realizado um debate com a presença do presidente da Cassems, Ricardo Ayache, do pediatra Durval Palhares, do obstetra Wilson Ayach e da ginecologista, obstetra e diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib.

O movimento é realizado pela Caixa dos Servidores em parceria com a Aldeia Materna, com o apoio da Anhanguera, Instituto de Ação e Pesquisa em Educação e Saúde (Iapes) e Pharmacêutica.

Aedes Aegypti - O número de casos de doenças causadas pelo Aedes Aegypti no Brasil tem crescido de forma alarmante. Além da dengue, já conhecida pelos brasileiros e que só em 2015 teve 1.566.510 casos registrados, até o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

O vetor também é responsável pela transmissão da febre chikungunya – cujos sintomas são parecidos, mas que podem deixar lesões crônicas nas articulações – e o zika vírus, que hoje é considerado o principal indício para os casos de microcefalia no país.

Mesmo que mais estudos são necessários para a confirmação da ligação entre a doença e a má formação nos bebês, combater o mosquito é mais simples do que se imagina: sem os criadouros o mosquito não se prolifera.

COMENTÁRIOS