No primeiro dia da Operação CODESUL I, a Polícia Militar realizou uma grande apreensão de cigarros contrabandeados, resultando em um prejuízo estimado de R$ 1.500.000,00 para o crime organizado. A ação ocorreu na última terça-feira (25), na MS-164, região de Itamarati, distrito de Ponta Porã (MS).
A equipe policial foi acionada via WhatsApp para verificar um acidente envolvendo uma carreta tombada próximo a um assentamento. Segundo a denúncia, pessoas estariam saqueando a carga. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que o veículo estava carregado com cigarros da marca Eight, de origem estrangeira. O motorista não foi localizado.
Durante a checagem dos sinais identificadores do veículo, foi constatado que tanto o caminhão quanto o semirreboque apresentavam adulterações nas placas e chassis. A carga apreendida totalizou 790 caixas, correspondendo a 39.500 pacotes de cigarros.
A Polícia Federal foi acionada e orientou que tanto a carga quanto o veículo fossem encaminhados à Receita Federal, que ficará responsável pelo procedimento de apreensão. No momento da ocorrência, a carreta permanecia tombada, aguardando remoção por guincho para a contabilização oficial da carga.
A Operação CODESUL I segue em andamento, reforçando o combate ao contrabando e outros crimes transfronteiriços na região.
Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4
"Guardião da Cidadania Fronteiriça"