O Clube de Imprensa de Ponta Porã foi palco, na noite de 18 de setembro de 2025, do lançamento oficial de dois grandes eventos internacionais: o I Congresso Internacional de Aprimoramento Médico (CINAMED) e o I Congresso Científico Internacional (CCI). A coletiva apresentou a jornalistas e influenciadores uma iniciativa que promete movimentar a fronteira com inovação, pesquisa e um robusto compromisso social.
O idealizador, Vanderlei Amaro da Silva Júnior, junto com a comissão organizadora, que é composta por acadêmicos das duas cidades irmãs, executam juntos o evento binacional que ocorrerá simultaneamente de 7 a 9 de outubro de 2025, no Majestic Hall. A realização é da MedElite, que carrega o lema "mérito por excelência e dedicação", com o apoio estratégico da Associação Fronteiras da Inovação.
O grande diferencial da iniciativa é sua finalidade filantrópica. Todo o lucro líquido arrecadado será integralmente revertido para instituições da fronteira. A organização viabilizará as doações por meio da compra de itens, que serão entregues diretamente aos hospitais públicos de Ponta Porã, no Brasil, e de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, além de associações sem fins lucrativos de fomento à saúde.
A organização reflete um esforço de integração, com uma comissão organizadora formada por acadêmicos e voluntários de ambos os países. O corpo docente seguirá a mesma linha binacional, com palestras compostas por professores de universidades públicas brasileiras e de faculdades públicas e privadas de Assunção e Pedro Juan Caballero. O objetivo é apresentar as mais recentes inovações e pesquisas nas várias áreas do conhecimento, com eixo central saude, inocção, tecnologia, atendendo as agendas da ONU e Unesco 2025.
Lideranças e o Caráter Binacional
Para fortalecer a cooperação transfronteiriça, o evento nomeou como embaixador o atual presidente da Câmara de Ponta Porã e do PARLIM, Agnaldo Pereira Lima. Sua missão é fomentar a cultura da filantropia nos dois lados da fronteira. Em um gesto que reforça o compromisso de reciprocidade, foi anunciado que o embaixador da edição de 2026 será paraguaio, acompanhando a alternância na presidência do PARLIM.