Offline
Polícia Civil e Procon realizam curso para identificação de bebidas falsificadas, descaminhadas ou contrabandeadas
GERAL
Publicado em 30/10/2023

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da DECON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) e Procon (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), realizaram na manhã desta segunda-feira, 30/10, uma capacitação voltada para os órgãos controladores e fiscalizadores sobre como identificar bebidas falsas, descaminhadas ou contrabandeadas. O evento aconteceu no auditório da Acadepol (Academia de Polícia Civil), com a presença do Delegado-Geral, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, que ressaltou a importância desta capacitação para todos os participantes. 

“A sociedade está em constante evolução e isso exige que o policial esteja cada vez mais atualizado e capacitado. A DECON, o Procon, a Iagro e outros órgãos de fiscalização e controle têm feito um trabalho de excelência, fazendo apreensões e retirando de circulação vários produtos impróprios para o consumo, protegendo a saúde e a vida da nossa população. E esta capacitação com certeza irá refletir no trabalho de cada participante, que poderá desenvolver suas funções com cada vez mais qualidade e fazer ainda mais a diferença na vida das pessoas”, comentou Gurgel. 

O Delegado Titular da DECON, Reginaldo Salomão, também falou sobre a relevância do curso. “É de extrema importância porque vai nos ajudar a proteger a saúde do consumidor, que não correrá o risco de ser intoxicado com produtos que não são originais. Além disso, estaremos protegendo o comércio lícito e retirando de circulação aquelas bebidas que entram no Estado de forma descaminhada ou contrabandeada”, finalizou. 

As palestras foram ministradas pelo advogado da empresa DIAGEO, Gabriel Leôncio Lima, e pelo representante da empresa RB Investigação, Roberto Bianchi, que também fazem parte da AACS (Alliance Against Counterfeit Spirits), que é uma associação internacional contra pirataria de bebidas. 

Comentários