FONTE: Só Notícia Boa, por Jéssica Souza
Notícia boa para trazer esperança! Cientistas da empresa farmacêutica alemã BioNTech, anunciaram que a esperada vacina contra o câncer estará disponível antes de 2030. A empresa é a mesma responsável pela vacina contra a Covid.
O casal e fundadores da BioNTech, Ugur Sahin e Özlem Türeci afirmou, inclusive, que as pesquisas têm demonstrado resultados muito otimistas. Eles adiantaram que a vacina será personalizada.
“Nosso objetivo é usar a abordagem de vacina individualizada para garantir que os pacientes recebam uma dosagem personalizada que induza uma resposta imune logo após a cirurgia. Isso fará com que as células T, responsáveis pela defesa do corpo, consigam rastrear as células tumorais restantes e, idealmente, as eliminem”, explicou Ugur Sahin.
RNA Mensageiro
As vacinas de RNA Mensageiro (mRNA) foram responsáveis pelo sucesso da vacinação contra a Covid-19.
Agora, os pesquisadores querem adaptar esta tecnologia e usá-la contra o câncer. O RNA Mensageiro pode prevenir a reincidência de tumores.
“A tecnologia de RNAm possibilita que você diga ao corpo como produzir o medicamento ou a vacina. Quando você usa o RNAm como uma vacina, ele serve como um manual para elaborar o ‘cartaz de procurado’ do inimigo. Neste caso, os inimigos são os antígenos de câncer que distinguem as células cancerosas das células normais”, explicou Türeci, que é imunologista.
Pesquisas avançadas
Atualmente, a BioNTech está em uma fase avançada de testes clínicos de versões do imunizante. A vacina é focada no câncer colorretal, câncer de pele melanoma, e câncer de cabeça e pescoço.
Se as vacinas de RNA mensageiro provarem ser efetivas contra os tumores, elas serão um tipo de tratamento menos invasivo para o tratamento do câncer e, possivelmente, para terapias contra doenças virais como o HIV e a zika.
“Sentimos que a cura para o câncer ou pelo menos para mudar a vida dos pacientes com câncer está ao nosso alcance”, completou Ozlem Türeci.
Viva a ciência!
Segundo o casal e fundadores da BioNTech, Ugur Sahin e Özlem Türeci, as pesquisas têm demonstrado resultados muito otimistas. Foto: Reprodução/BBC News
Com informações de Estado de Minas