FONTE: Só Notícia Boa, por Monique de Carvalho
Os nossos atletas paralímpicos estão com tudo! No último final de semana, a brasiliense Aline Cabral fez bonito no Centro Paralímpico. Ela conquistou medalha de ouro na individual e faturou também a prata nas duplas na classe WH2, cadeirante com maior movimento de tronco, no Circuito Nacional Parabadminton.
A vitória de Aline foi essencial para que a paratleta chegue em Paris-2024. O caminho ainda é longo até lá, com muitas seletivas, mas com o desempenho mostrado no circuito nacional, com certeza nossa brasileira será um grande destaque.
“O esporte tem sido um grande aliado para a minha nova vida e me possibilitou enxergar a vida de outra forma. Agora estou no parabadminton, ajudando a difundir essa modalidade que é nova e vou em busca dos meus objetivos”, disse Aline Cabral em entrevista ao Só Notícia Boa.
Esporte contra ansiedade
A relação mais direta de Aline com o esporte surgiu em 2001, quando ela sofreu um acidente e perdeu os movimentos das pernas.
Aos 15 anos, ela subiu na laje da casa de uma amiga para tomar banho de sol e acabou caindo. Ela ficou paraplégica e apesar de uma adaptação complicada com a cadeira de rodas, a brasileira achou no esporte um meio de diminuir a ansiedade com sua maneira de viver.
De Brasília para o mundo
O parabadminton estreou como modalidade paralímpica em Tóquio 2020/21. A regra é praticamente a mesma do convencional.
O primeiro Campeonato Mundial foi realizado em 1998, na Holanda e de lá para cá, foram realizadas 11 edições. Desde 2011, o Brasil participa de todos os campeonatos internacionais da modalidade. Aline também comemora o destaque no Circuito Nacional Parabadminton.
“Estou muito satisfeita pelo resultado. O caminho até Paris-2024 é longo, mas já começou. Foram jogos difíceis que mostraram que estamos indo no rumo da realização de um sonho que está em uma paralímpiada”, afirmou a brasiliense.
O torneio deste fim de semana valeu um lugar no Campeonato Brasileiro, que será no próximo mês também em São Paulo. Esse, por sua vez, será classificatório para o Parapan-Americano no Peru em 2023 com mais duas etapas internacionais que valerão pontos para o ranking internacional.
Aline, você é um orgulho pra gente!
A paratleta vai disputar o pan-americano em 2023 – Foto: divulgação