MS lança no Pantanal primeiro hospital veterinário de campanha
27/10/2021 09:59 em BRASIL

 

Governo garante R$ 3 milhões para o Centro de Reabilitação de Animais em Corumbá — Foto: Governo de MS/Divulgação

 

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta terça-feira (26), o primeiro hospital veterinário de campanha do país para receber animais vítimas de incêndios e atropelamentos do Pantanal. A unidade ficará em Corumbá, a 427 quilômetros de Campo Grande.

 

Conforme o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o investimento será de R$ 3 milhões por parte do Governo do estado na construção do segundo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Mato Grosso do Sul, no município com a maior porção do bioma Pantanal. O hospital será construído e equipado em 2022.

A garantia da construção da unidade hospitalar, com toda infraestrutura para atendimentos de emergência e recuperação de animais silvestres atropelados nas estradas ou vítimas de incêndios florestais, foi feita durante a solenidade de implantação do primeiro Hospital Veterinário de Campanha, pelo Governo Federal, na manhã de hoje.

De acordo com Verruck, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal (Creapan), que será construído e equipado no próximo ano, será uma unidade de atendimento à fauna no coração do Pantanal: "O projeto estratégico vai ajudar a salvar um número cada vez maior de animais”, e ainda acrescentou:

 

“Essa estrutura virá a complementar a iniciativa do Governo Federal, com a instalação do hospital de campanha, onde vamos executar o projeto com o apoio do Hospital Veterinário de Campo Grande e universidades, com operacionalidade e apoio técnico do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Capital”, explicou.

Segundo a a presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Boabaid, o Creapan será construído em uma área situada ao fundo do prédio da prefeitura de Corumbá, com acesso à região pantaneira pelo Canal do Tamengo, que desagua no Rio Paraguai. “É um pleito de 20 anos, devido a grande demanda de animais em situação vulnerável hoje atendidos por uma estrutura precária que o município dispõe. O Estado está sendo um grande parceiro”, disse.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!