A empresa de telefonia Claro foi a líder no ranking de atendimentos em 2015 do Procon de Mato Grosso do Sul. Durante o ano, 3.546 clientes insatisfeitos procuraram o órgão. Em relação aos assuntos, o setor de telefonia celular liderou o ranking com 5.629 reclamações. Conforme o Procon, em comparação com 2014, houve aumento de 0,34% no número de atendimentos registrados no órgão, cerca de 113 a mais. Sky e Net, que vendem TV por assinaturas, tiveram 3.106 clientes insatisfeitos que procuraram seus direitos.
A Brasil Telecom, conhecida como OI, teve 1.751 atendimentos registrados no Procon do Estado em 2015. Já a GVT, registrou no ano passado 1.635 reclamações de clientes insatisfeitos com os serviços.
O setor de estatística do Procon também divulgou a relação de problemas com consumidores e foram 8.322 reclamações por cobranças indevidas e abusivas de diversos segmentos. SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e Consulta sobre Serviços, também lideraram o ranking em 2015.
Site - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça lançou site de serviço públicowww.consumidor.gov.br que torna público o perfil das empresas participantes. Antes mesmo de registrar a reclamação o consumidor verifica várias informações sobre o comportamento da empresa na plataforma.
Através do site, é possível registrar a reclamação e conforme o Procon, em Mato Grosso do Sul, foram 210 reclamações em relação ao serviço prestado da Oi Fixo e a Claro com 167 reclamações.
Telecomunicações, Serviços Financeiros e Produtos de Telefonia e Informática são as áreas que mais receberam reclamações através do site. De acordo com o setor de estatística do Procon, cartão de crédito, débito e de loja, receberam 129 reclamações de consumidores insatisfeitos.
Claro - A Claro se manifestou através da assessoria de comunicação, informando que o volume de atendimentos aos clientes listados junto ao Procon de Mato Grosso do Sul, que os atendimentos relativos a operadora representam apenas 0,3% da base de aproximadamente 1.1 milhão de acessos na região. Estes índices são resultados de uma estratégia consistente que visa o aumento de resolução das demandas e do aprimoramento da qualidade dos serviços e atendimento prestados aos clientes.