Eu estava batucando no armário", conta Keldson William da Silva, 22 anos, sobre um vídeo gravado no começo de 2016. Na época, a música que ele cantou ganhou o nome "Espera aí". "Eu nem sabia bem a letra, só fui batendo e cantando", conta.
Mais de dois anos depois, a música que ele compôs é a mais tocada no Spotify e no YouTube no Brasil. Veja no vídeo acima acima como 'Amor de verdade' chegou ao topo. Abaixo, conheça Keldson, o MC Kekel, e sua colega na música, MC Rita.
Não é fácil responder, mesmo após conversar com ele. Kekel é daquelas pessoas que têm várias ideias por segundo. Ele diz ter duas personalidades artísticas: um se chama Mandella, está solteiro e canta letras ousadas. O outro se chama Kekel mesmo, noivo e romântico.
"Amor de verdade" incorpora esse "lado Kekel", com juras de amor puro. Mas ele já teve hits com o tal alter ego "solteiro Mandella", como "Meiota"("Quer andar de meiota? Senta aqui na minha pir**a"), ou a faixa com o nome do personagem, "Mandella é meu nome".
MC Kekel (Foto: Divulgação)
Nos últimos anos, o que pegou mesmo no funk de SP foram versos do tipo "sentar na meiota" mesmo. Ele não tinha muita pretensão lá em 2016 com o vídeo batucando e jurando amor. Mesmo assim, mandou a um amigo poderoso: o DJ Perera. Ele postou no Facebook e os "views" vieram.
"Amor de verdade" não tem uma musa específica. "Na época eu era solteiro, não tinha nenhum amor no coração não", diz o cantor, hoje casado.
"O vídeo viralizou e muita gente pediu para eu gravar essa música no estúdio. Cheguei a gravar com o DJ Yuri Martins umas três vezes, mas não saía", conta Kekel. A música era cantada nos shows e já conhecida no circuito de funk pelo vídeo caseiro, mas demorou a ganhar produção de verdade.
A coisa começou a se amarrar com outro vídeo de uma menina de 17 anos, que começou a cantar na igreja. Ela fez sua versão, igualmente caseira, da tal música que tinha viralizado no Facebook do DJ Perera. "Eu vi a MC Rita fazendo a cover e resolvi insistir", diz o MC.
"Fiz o vídeo porque sempre fui fã dele, e ainda sou. Aí ele chamou para gravar. O Kekel veio como um anjo na minha vida", diz Rita.
Kekel chamou a jovem de São Vicente (SP), para o estúdio com o DJ RD (que também tem outra faixa em alta nas paradas hoje: "Só quer vrau", paródia da canção italiana da trilha da série "La casa de papel"). Foi RD que deu a forma final, dois anos depois, a "Amor de verdade".
MC Rita (Foto: Divulgação / Página da cantora no Facebook)
Não foi só questão de achar as pessoas certas. Foi a hora certa: o funk de SP tem cada vez mais espaço para o romantismo. Outro hit atual é "Tem café", com Gaab e Hariel, também melodiosa, mas ainda com espaço para a letra picante. "Amor de verdade" fica só com o romantismo mesmo, sem palavrão.
"O funk tem seus momentos. Já teve época de todo mundo revoltado, todo mundo solteiro. Em 2016 o funk melody não estava em alta, era mais a putaria mesmo. E agora o romantismo pegou todo mundo de surpresa", explica Kekel.
Sentindo o bom momento, ele investiu na música: "Comecei a encher o saco do Kond (o diretor de clipes Kondzilla), atropelei o calendário dele para gravar logo", diz Kekel. Foi o diretor que deu a ideia de mudar o título da faixa para "Amor de verdade" ("um nome mais responsa", diz Kekel).