MS confirma oito mortes por dengue e 3,4 mil notificações em uma semana
17/03/2016 12:37 em BRASIL

Em apenas uma semana, Mato Grosso do Sul registrou 3.492 novos casos notificados de dengue. O boletim epidemiológico divulgado hoje (17) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) aponta um total de 39.544 notificações da doença e oito mortes. A vítima foi uma criança de quatro mesOs casos foram registrados em Campo Grande (3), Coxim (1), Dourados (3) e Ponta Porã. Uma nova morte, que pode ter sido provocada por dengue, é investigada na Capital. Porém a SES informou que o caso não é do idoso Carlos Vicente de Almeida, 71 anos, que morreu na terça-feira (15), na Santa Casa de Campo Grande – onde ficou internado por 20 dias –, com sintomas de dengue hemorrágica. Até agora, apenas a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), afirmou que irá investigar a morte do idoso e caso seja confirmada será a nona morte provocada pela doença este ano no Estado.

Até a semana passada eram 36.052 casos notificados – 4.843 registrados em uma semana – e sete mortes por conta da doença – em Campo Grande, Dourados e Coxim. O oitavo óbito confirmado no boletim epidemiológico foi de um bebê de apenas quatro meses, que morreu na semana passada em Ponta Porã, mas o caso só foi divulgado nesta quinta-feira (17).

Em Campo Grande as mortes por dengue, confirmadas, foram nos dias 12 e 13 de janeiro e 17 de fevereiro, de pacientes com 8, 16 e 33 anos, respectivamente. Em Dourados os óbitos aconteceram nos dias 2, 17 e 24 de fevereiro, de pacientes com 95, 44 e 77 anos.

A vítima de Coxim, foi Pedro Guilherme Teodoro, 24 anos, que morreu no dia 24 de fevereiro, no HU (Hospital Universitário) de Campo Grande, com a forma mais grave da dengue. Ele foi transferido do município localizado a 260 quilômetros da Capital – onde morava –, e precisou ser entubado assim que deu entrada no PAM (Pronto Atendimento Médico), mas não respondeu ao tratamento e morreu.

A infestação do mosquito Aedes aegypyi – transmissor da dengue, zika e chikungunya – só é considerada baixa incidência em apenas dois dos 79 municípios do Estado, Taquarussu e Inocência.

No boletim anterior o município de Japorã também estava na zona verde, mas agora está na amarela, com média incidência. Outras 63 cidades tem alta incidência do vetor, consideradas na zona vermelha, na semana passada eram 61.

O município com maior incidência de notificações em relação ao número de habitantes é São Gabriel do Oeste, seguido por Alcinópolis, Bandeirantes, Deodápolis e Coxim. A Capital, que até a semana passada ocupada a oitava posição, agora subiu para o sexto lugar.

O boletim também confirmou 195 notificações de chikungunya, com apenas 9 casos confirmados. Além de 1.191 casos notificados de zika, 88 confirmados – 53 em gestantes. Do total de casos confirmados 77 são em Campo Grande.es, que morreu na semana passada em Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande. 

COMENTÁRIOS