Minutos depois de posse, juiz suspende nomeação de Lula
17/03/2016 12:31 em BRASIL

Decisão da Justiça Federal de Brasília acaba de suspender a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil, segundo a Folha de São Paulo. A decisão liminar do juiz Itagiba Catta Preta Neto, titular da 4ª Vara do Distrito Federal, acontece minutos depois da posse de Lula, que ocorreu nesta quinta-feira (17), no Palácio do Planalto.  Segundo a decisão, que tem caráter imediato, o argumento utilzado pelo juiz é que há indício de cometimento do crime de responsabilidade.

O ex-presidente assumiu agora pouco o cargo sob protestos de manifestantes, que ocorrem em Brasília e São Paulo. Um deputado federal foi retirado da solenidade depois de gritar "vergonha" no início do discurso de Dilma. Lá dentro, apoiadores falavam "não vai ter golpe".

A presidente discursou por pelo menos meia hora, dizendo que Lula é o maior líder político do País, além de críticas sobre o grampo telefônico, divulgado ontem. Na gravação, os petistas conversam sobre o termo de posse do ex-presidente, sugerindo a obstrução da Operação Lava Jato.

A notificação será encaminha a presidente, que deverá promever os atos para a exoneração de Lula no Cargo. No entanto, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, já afirmou que vai recorrer da decisão por considerar não haver amparo legal, em recurso ainda nesta quinta-feira, ainda segundo a Folha de São Paulo.  

Lula aceitou o convite para a Casa Civil ontem, mesmo dia em que sua nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. 

Fonte: CGN

COMENTÁRIOS