Durante 10 dias de intenso trabalho em áreas florestais do Departamento de Amambay, forças operacionais formadas pela SENAD e CODI_FTC, com o apoio da Polícia Federal e do Ministério Público, realizaram a operação "Nova Aliança 49", desferindo um duro golpe na produção e tráfico de maconha, bem como nas finanças das organizações criminosas instaladas na área de fronteira.
As incursões aéreas e terrestres em cidades como Itapopó, María Auxiliadora, Alpasa e Ñe'ã permitiram a erradicação de 253 hectares de plantações de maconha. Além disso, 170 acampamentos de drogas foram desmantelados e 100.150 quilos de maconha pronta, encontrados em bases de produção ilícitas, foram eliminados.
De acordo com estimativas técnicas, as ações impediram a circulação de aproximadamente 859 toneladas de drogas. Esse volume representa uma perda econômica de US$ 25.774.000 de acordo com seu valor no Paraguai. Se tivesse entrado no mercado brasileiro, os lucros ilícitos poderiam ter ultrapassado US$ 128 milhões.
A SENAD e a Polícia Federal reafirmam seu compromisso de combater conjuntamente o crime organizado regional, sob o princípio da responsabilidade compartilhada.
