As autoridades paraguaias e brasileiras estão intensificando as operações de erradicação em áreas-chave para enfraquecer as economias ilegais, no âmbito da Operação "Nova Aliança 49".
Em uma ação contundente contra o narcotráfico, durante os três primeiros dias de incursões, os grupos operacionais erradicaram 89 hectares de cultivos ilícitos, afetando significativamente a produção e comercialização de substâncias ilegais nas áreas rurais do Departamento de Amambay.
Para medir o impacto dessa operação, a área destruída equivale a mais de 120 estádios de futebol regulamentados, ou seja, quase 900.000 metros quadrados de terreno que antes estava a serviço do narcotráfico.
O trabalho foi realizado nas cidades conhecidas como Ñe'ã e Alpasa, em uma operação conjunta entre a SENAD e a Polícia Federal brasileira, com o apoio do CODI-FTC e do Ministério Público, sob um foco de responsabilidade compartilhada no combate ao tráfico regional de drogas.
Além disso, 84 acampamentos de tráfico de drogas foram desmantelados e 54.600 quilos de maconha pronta para distribuição, encontrados em centros de produção clandestinos, foram destruídos.
As tarefas continuarão nos próximos dias dentro do Departamento de Amambay, no âmbito de uma ofensiva sustentada e coordenada contra o crime organizado.