Com apoio do Governo do Estado, a Aprosoja-MS (Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) fará o lançamento nacional do plantio da segunda safra do milho no Estado na quarta-feira (15).
Uma das ações do Governo em parceria com a Aprosoja é a ferramenta Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), criada e mantida com apoio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), através do Fundems (Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja), que monitora as lavouras de Mato Grosso do Sul desde 2009.
O presidente da Associação, André Dobashi, esteve com o governador Eduardo Riedel, nesta segunda-feira (13), e pontuou sobre a cooperação. “A cultura do milho ganha cada vez mais espaço em Mato Grosso do Sul. É muito importante e vem enfrentando uma série de desafios, inclusive climáticos. Temos atuado para conseguir entender como anda a cultura do milho no contexto nacional e internacional. E por isso temos mapeamento do uso da ocupação do solo e o desenvolvimento da cultura por meio do Projeto Siga, em parceria com o governo do Estado e a Federação”.
O Siga possibilita a divulgação de dados da produtividade, volume de produção, comercialização e perda, auxiliando os produtores rurais. O calendário de semeadura de milho segunda safra se entende até 31 de março, de acordo com a determinação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O evento será na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), às 9 horas.