O sol e a lua: Delinha não será enterrada na mesma sepultura de Délio
16/06/2022 11:50 em ESTADO

Filho diz que a cantora não será enterrada junto com Délio em Campo Grande - (Fotos: Acervo Pessoal)

"Ela descansou". É com esse pensamento que o filho de Delinha, João Paulo Pompeu, se consola após o falecimento de sua mãe, nesta quinta-feira (16), em Campo Grande. Bem cedo, João recebeu a equipe de reportagem do  na histórica casinha de Delinha, localizada no bairro Amambaí, na Capital.

No local, o sentimento é de conformação, apesar da tristeza. A dama do rasqueado está em cada cantinho da casa de madeira, onde morava há 81 anos.

Enquanto a equipe do MidiaMAIS estava na residência da cantora, a funerário perguntou ao filho se ela será enterrada na mesma sepultura do "senhor Délio". João Paulo então respondeu, com bom humor: "Não (risos)… Vai dar briga. Deixa ele separado, quieto no canto dele. Pode sepultar em um túmulo novo só para ela. Se juntar os dois eles não vão gostar", brincou o filho, que tenta driblar o vazio da perda da mãe.

Assim, em referência ao grande clássico da dupla sertaneja, a canção "O sol e a lua" nunca fez tanto sentido.

 

Últimas lembranças de Delinha

João Paulo conta ao MidiaMAIS que montou um homecare (serviço de cuidadores) para Delinha em casa, com toda a estrutura e assistência médica. "Buscamos dar todo o conforto pra ela. Estava com um aparelho de oxigênio e tinha um telefone que nós ligávamos quando ela apresentava qualquer sintoma", diz ele.

Pompeu recorda que a mãe descobriu um nódulo no pulmão dela antes da pandemia e que um pneumologista disse que os exames deveriam ser encaminhados para um oncologista.

O último show da cantora foi em outubro, na Conha Acústica Helena Meirelles, sendo também a última homenagem em que ela estava presente. O filho ressalta que no dia 1 de novembro de 2021, quando Delinha tropeçou e caiu em casa, formando um coágulo na cabeça, "sua a saúde nunca mais aprumou".

"Morreu do jeito que queria, descansou em paz, em casa", confirma ele. Conforme João Paulo, Delinha tinha duas cuidadoras, sendo que o salário de cada uma delas era de R$ 2,5 mil. "Uma advogada da OAB montou um grupo chamado Amigos da Delinha e várias pessoas estavam pagando 300 reais por mês pra poder ajudar. Até político ajudava", contou o filho, agradecido pela colaboração de pessoas que estimavam sua mãe.

 

Velório de Delinha

Secretário de Cidadania e  de Mato Grosso do Sul, Eduardo Romero anunciou que o velório de Delinha será aberto ao público, em Campo Grande. A despedida da cantora será das 11h às 16h desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Campo Grande.

Além de familiares, fãs, amigos e toda a população poderão acompanhar o velório. Já o sepultamento está marcado para as 17 horas, também desta quinta, no Cemitério Jardim da Paz (BR-060, km 02, saída para Sidrolândia).

Morte

cantora Delinha faleceu nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, em Campo Grande. A informação foi confirmada pelo próprio filho da Dama do Rasqueado nas redes sociais.

Conforme João Paulo Pompeu informou ao Jornal Midiamax, Delinha estava respirando com a ajuda de oxigênio desde que deixou o hospital no final do mês de maio.

Aos 85 anos, a dama do rasqueado se recuperava da crise respiratória com atendimentos médicos em casa e pedia para continuarem rezando por sua recuperação.

A causa da morte ainda não foi informada. Ela faria 86 anos no próximo dia 7 de setembro.

 

Fonte: Jornal MidiaMax

COMENTÁRIOS