Atrações variadas nas lives da UBC desta semana
17/06/2020 05:55 em MÚSICA

Por Gilmar Laurindo do Portal Sucesso*

Devido à pandemia da Covid-19, que reduziu drasticamente a arrecadação de direitos autorais pelo cancelamento, desde março, dos shows presenciais no Brasil (sejam eles de grandes nomes, em megaeventos, sejam eles de artistas menores, que cantam em barzinhos, teatros etc.), a União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançaram o fundo “Juntos Pela Música”, para remunerar os profissionais do mercado que enfrentam dificuldades financeiras.

O fundo soma atualmente R$ 1.3 milhão de reais em doações, o que beneficiará 801 músicos. Mais de 1,5 mil artistas já solicitaram o auxílio e mais de 2,2 mil pessoas já colaboraram.

Para apoiar a iniciativa, a associação e o Spotify lançaram há algumas semanas a Janela UBC, série de lives para promover a campanha Juntos Pela Música e divulgar os caminhos para quem quer ajudar. Neste semana, a propósito, a programação promete ser bem agitada — vai trazer importantes nomes do mercado e da cena artística nacional. Os convidados serão Marcello Nascimento, Gerente Executivo de Arrecadação do ECAD, e os músicos Mariana Aydar, Chico César e João Bosco. As transmissões acontecem na página da UBC no Instagram (@ubcmusica), sempre a partir das 16 horas . Além do bate-papo, os artistas interpretarão músicas de seus repertórios.

Na terça-feira, é o dia que a Janela UBC recebe um profissional do mercado do mercado da música. Conduzido pela Gerente de Comunicação da UBC Elisa Eisenlohr, o bate-papo será com o Gerente Executivo de Arrecadação do ECAD Marcello Nascimento, que vai falar sobre direitos autorais, licenciamento em lives, impacto do Coronavírus na arrecadação do ECAD, entre outros assuntos. O último comunicado emitido pela entidade sobre o impacto financeiro, logo no início da pandemia, foi de R$ 140 milhões, número esse que deverá ser atualizado durante a transmissão.

Na quarta-feira, 17, quem participa é a cantora e compositora paulista Mariana Aydar, que será entrevistada pelo músico e escritor Manno Góes. Mariana tem 15 anos de carreira e cinco discos lançados. Depois de inaugurar sua produtora de trilhas sonoras Brisa, em 2016, a cantora lançou uma collab com uma marca de óculos escuros e seu bloco “Forrozin” no carnaval de rua de São Paulo.

No dia 18, quinta-feira, o convidado será Chico César. Cantor, compositor, violonista, escritor e jornalista, o artista tem influências da tropicália e da vanguarda paulista e mistura ritmos ao transitar entre elementos da cultura popular e canções românticas. Quem comandará o bate-papo será a cantora e diretora da UBC Paula Lima .Encerrando a agenda da Janela UBC da semana, na sexta-feira, 19, quem participa é cantor e compositor João Bosco. O músico, que lançou recentemente seu novo álbum, “Abricó-de-macaco”, com duas músicas inéditas e releituras de seus clássicos, será entrevistado pelo compositor e produtor musical Ronaldo Bastos.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!