Música sertaneja é tema de documentário na TV
06/04/2020 06:04 em MÚSICA

Redação Portal Sucesso*


Há mais de 30 anos o principal gênero musical do país, o sertanejo é tema do documentário “O Fenômeno Sertanejo”, que estreia dia 9 de abril, às 22h, no canal de TV por assinatura Music Box Brazil. Luan SantanaChitãozinho & Xororó, Michel Teló, Alok e Naiara Azevedo, entre outros cantores, o produtor musical João Marcello Bôscoli, compositores, empresários e especialistas falam sobre o gênero em termos artísticos e de popularidade.
 
Estruturado em nove capítulos, o filme — produzido pelo Clube Filmes, com direção geral e artística de Fabrício Bitttar — resume três mutações do sertanejo até se tornar estritamente comercial. Surge em 1929 como música caipira e regional, com o retrato dos interiores do país, aquilo chamado de música de raiz. O sertanejo moderno em 1982 com Chitãozinho & Xororó introduzindo banda nos arranjos de “Fio de Cabelo”, tocando em rádios e TVs das grandes cidades. Ganha fôlego na década seguinte com Zezé Di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo no projeto “Amigos”. Em 2000, o país conhece o sertanejo universitário dos pioneiros João Bosco & Vinícius, entre outras duplas.
 
Aumento do poder de consumo dos brasileiros, pulverização das redes sociais e pirataria de discos. Os universitários João Bosco & Vinícius se apresentam em festas estudantis de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, até que um registro amador deles se espalha por repúblicas do Estado e pelo Brasil. “Deram um nome: sertanejo universitário”, explica João Marcello Bôscoli no documentário. Os consumidores são “Um público jovem, que compra ticket, que consome shows e música na internet”, define Michel Teló. A explosão de novas duplas vem nesse embalo. O sertanejo universitário se torna música de estética urbana consumida pela grande massa e elite brasileira, embora rejeitada pela MPB.
 
joão-bosco e vinicius 1MICHELTELO-EP2
 
O debate também abordará o monopólio de grandes escritórios no investimento de carreiras artísticas e faturamentos do meio, a mensuração de novos singles, fusões com pagode, música eletrônica e outros ritmos, o artista como um produto e o lançamento de novos talentos na dependência de investidores. Sorocaba, dupla com Fernando, refletirá sobre compras de posições em paradas de sucesso e engajamento nas redes sociais. A autoafirmação das mulheres como contraponto a letras machistas cantadas por homens no movimento Feminejo, com Maiara & Maraísa, Naiara Azevedo e Marília Mendonça.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!