Na Eldorado Brasil, mulheres marcam presença em todas as áreas
08/03/2024 13:18 em INTERNACIONAL

Colaboradoras encontram na empresa oportunidades iguais de trabalho

Da operação florestal, no Mato Grosso do Sul, até a EBLog, terminal logístico em Santos (SP), passando pela fábrica e pela transportadora, é possível encontrar mulheres exercendo as mais variadas funções na Eldorado Brasil, uma das principais produtoras de celulose do país.

A companhia tem como premissa criar um local de trabalho acolhedor, que respeita as diferenças e estimula os talentos. “Como uma empresa que coloca os colaboradores no centro de tudo que faz, criamos oportunidades para que nossas profissionais possam desenvolver suas carreiras e tenham acesso às melhores oportunidades de crescimento”, afirma Ana Carolina Tessarini, gerente de Atração, Seleção e Desenvolvimento Organizacional.

Líder de Operação Logística I no terminal da Eldorado, a engenheira de produção Mariana Gomes de Almeida, está familiarizada com a rotina do Porto de Santos (SP), onde começou a trabalhar com 14 anos como jovem aprendiz. Na empresa há 9 meses, ela coordena uma equipe de até 20 pessoas. “Eu tinha muita vontade de trabalhar no ramo da celulose, na área operacional, não no administrativo. O que gosto de trabalhar aqui é que sou bem recebida, bem acolhida. Apesar de ser mulher e jovem, eu sou muito respeitada”, diz. “O que deixo de mensagem para as mulheres que querem trabalhar nas operações portuárias é que não desistam e continuem se capacitando. As oportunidades vão surgir.”

 

Em Três Lagoas (MS), Letícia Rios, assumiu o volante de um tritrem na Transportadora Eldorado Brasil em 2022. Antes, ela já havia conduzido outros veículos de grande porte, como ônibus. “Ser motorista de tritrem é um grande orgulho para mim. Apesar da percepção de que esta é uma área predominantemente masculina, é crucial reconhecer que esse pensamento está ultrapassado. Se você, mulher, sonha em ser motorista de

caminhão em uma grande empresa, não desista. Devemos perseverar e lutar pelo que queremos, somente assim teremos chances reais de alcançar nossos objetivos.”

 

Foi essa vontade de crescer que motivou a Francieli Bridi, a conquistar novas posições em sua carreira. Desde 2016 trabalhando na companhia, ela iniciou como Supervisora de Transportes e, dois anos depois, ascendeu para o cargo de Coordenadora de Logística do Mercado Interno. Atualmente, ela é Gerente Funcional de Logística, posto conquistado no ano 2021. Um feito notável em um período curto e exemplo das possibilidades de crescimento dentro da empresa.

“Diariamente, eu aprendo que cada desafio oferece uma oportunidade valiosa de aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal. Para uma mulher que almeja transformar sua carreira, minha dica é: seja corajosa e resiliente. Além disso, é importante fazermos uma avaliação honesta de nossas habilidades, dos pontos a serem desenvolvidos e buscar oportunidades de aprendizado. E por último, não tenham medo de mudar, não tenha medo dos desafios no caminho e de acreditar em seus sonhos e objetivos, isso é fundamental.”

 

Com histórias e funções diferentes, as mulheres da Eldorado Brasil têm em comum os valores da companhia, como por exemplo, atitude de dono, disciplina e determinação, que juntos aos direcionadores da empresa, formam uma cultura forte e sólida, gerando um ambiente de trabalho motivador e igualitário. “Acreditamos que as empresas possam promover mudanças ao criar um ambiente de trabalho produtivo, apoiado por uma cultura que valoriza o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas, independentemente de suas condições individuais, pois acreditamos que um ambiente diverso enriquecesse nossas experiências e contribuem para o sucesso do negócio” – completou Tessarini.

Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil Celulose é uma das mais eficientes e sustentáveis empresas de base florestal para produção de celulose do mundo. A companhia opera em Três Lagoas (MS) uma fábrica com capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Em energia limpa, há geração de 50 megawatts/hora de energia na usina termelétrica Onça Pintada, além da mesma quantidade na planta de celulose – que é autossuficiente. A base florestal é de mais de 293 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. Para dar condições para operar em níveis de excelência, a companhia conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais. Em Santos (SP), a Eldorado Brasil opera um dos maiores terminais portuários multimodais da América Latina, com capacidade para exportar até 3 milhões de toneladas de celulose por ano. 

Para mais informações, acesse https://eldoradobrasil.com.br/.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!