Copa do Mundo começa no Catar e no Museu do Futebol
21/11/2022 10:11 em INTERNACIONAL

São Paulo – A Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol  (Fifa) foi aberta neste domingo (20), no Catar, e teve celebrações mundo afora, entre elas uma programação especial no Museu do Futebol, na capital paulista, que ocorreu com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Visitantes se reuniram no museu para ouvir música árabe e comer comida típica da região em função da abertura dos jogos. O Catar, que sedia a copa e cujo time protagonizou com o Equador a partida de inauguração da competição, é um país árabe do Golfo.

Isaura Daniel/ANBA

Kervansarai: derbak, alaúde e teclado árabe

Antes que a cerimônia e o jogo de abertura fossem transmitidos em telões internos e externos do Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu, o público acompanhou a performance da banda Kervansarai, que tocou sonoridades da região do Golfo. Com o brasileiro Bernardo Bittencourt no alaúde, o descendente de libaneses Pierre Salloum no derbak e o curdo Hakan no teclado árabe, o grupo trouxe o ambiente árabe para São Paulo.

A banda faz shows de sons orientais com três a 12 músicos. Bittencourt estudou música no Líbano e Egito e por curto período no Catar. Ele contou para a ANBA que o grupo toca desde sons do Levante até Norte da África e Golfo, e que dessa última região foi feito um estudo especial para atender demandas no Brasil. O músico conta que o Catar é um país muito novo, mas tem origem antiga e sua música vem das tribos do Golfo, principalmente do Iêmen e da Arábia Saudita.

Isaura Daniel/ANBA

Carina, Silvia e Renata: abertura das atividades

Antes da banda se apresentar houve uma abertura oficial das atividades. A diretora cultural da Câmara Árabe, Silvia Antibas, contou aos presentes rapidamente sobre a diversidade dos países árabes, o trabalho da Câmara Árabe, a grande comunidade de árabes e descendentes que vive Brasil e a paixão dos árabes por futebol. “São vários países, diferente entre si, cada um com seu jeito de viver”, disse ela sobre as 22 nações árabes, lembrando que, no entanto, todas são apaixonados por futebol.

A diretora-executiva do Museu do Futebol, Renata Vieira da Motta, chamou o público para a programação que o museu oferecerá durante a Copa do Mundo. A diretora de Desenvolvimento Territorial, Setorial e Inclusão Produtiva na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da cidade de São Paulo, Carina Beje, contou sobre o trabalho da sua pasta para a geração de renda no município. O Observatório de Gastronomia, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, assim como a Câmara Árabe, foi parceiro do museu na realização da abertura da copa.

Isaura Daniel/ANBA

Marca Asmarany participou com food truck

Além do show árabe, o dia de inauguração da Copa no Museu do Futebol, teve food truck de comida árabe. A empreendedora Luciana Massoudi trouxe a marca Asmarany, da cidade paulista de São Roque, para atender o público do evento. A Asmarany oferece comidas árabes em eventos ou em domicílio, com a possibilidade de entregar no local ou levar o food truck. Para a ANBA, Luciana disse que se sentia honrada em representar os países árabes na abertura da Copa do Catar. Ela oferecia opções variadas, entre kibes, esfihas e shawarmas.

Muitos brasileiros vestindo camisetas verde e amarelo e outras cores acompanharam a cerimônia de abertura da Copa e a partida inaugural nos telões do Museu do Futebol. O Catar abriu a grande competição com uma cerimônia majestosa no estádio Al Bayt. Teve exibição da taça da copa, mensagem de união e uma verdadeira festa de projeções coloridas e espetaculares. O gramado foi tomado por bandeiras, símbolos e mascotes de anos anteriores. O ator Morgan Freeman e o influencer Ghanim Al Muftah conduziram a cerimônia.

Isaura Daniel/ANBA

Abertura da Copa do Mundo foi vista em telão

 

Fonte: anba.com.br

O emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, abriu o evento. “Recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo 2022. Nós trabalhamos e fizemos muitos esforços para garantir o sucesso desta edição. Investimos para o bem de toda a humanidade. Durante 28 dias, vamos acompanhar essa festa de futebol nesse espaço de diálogo e civilização. As pessoas, por mais que sejam de culturas, nacionalidades e orientações diferentes, vão se reunir aqui no Catar. Que beleza juntar todas essas diferenças. Desejo a todas as seleções muito sucesso. Para todos vocês meus desejos de felicidades. Bem-vindos a Doha”, disse o emir.

A seleção do Catar perdeu para o Equador por dois gols a zero no jogo de abertura da Copa do Mundo. Os dois times fazem parte do Grupo A, que tem ainda Holanda e Senegal, que se enfrentam nesta segunda-feira (21), às 13h (horário de Brasília), e são considerados times fortes. O Brasil está no Grupo G, onde estão também Camarões, Suíça e Sérvia. O Brasil enfrenta a Sérvia na sua primeira partida da copa, nesta quinta-feira (24), às 16h (horário de Brasília). Além do Catar, os demais times árabes que jogam a Copa do Mundo 2022 são a Arábia Saudita, a Tunísia e o Marrocos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!