A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) concluiu, neste mês, o projeto de irrigação da horta da Escola Estadual Weimar Torres, escola de campo situada no distrito de Guaçulândia, em Glória de Dourados. O trabalho foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Cristian Felippi com a ajuda do estudante de agronomia Diego Sibin e de colaboradores da escola pública.
A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) concluiu, neste mês, o projeto de irrigação da horta da Escola Estadual Weimar Torres, escola de campo situada no distrito de Guaçulândia, em Glória de Dourados. O trabalho foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Cristian Felippi com a ajuda do estudante de agronomia Diego Sibin e de colaboradores da escola pública.
De acordo com a direção da escola, 110 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio e uma sala do pré-escolar desenvolvem atividades na Horta Escolar. O espaço também é utilizado nas aulas disciplina “Terra, Vida e Trabalho”, na qual se aborda a relação sustentável entre o homem e a terra, o respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida no campo.
Em pouco mais de 250m2 são cultivados alface, couve, cebolinha, coentro, salsa e tomatinho, sem utilizar nenhum tipo de agroquímico, o que garante qualidade e segurança para quem consome. A produção da horta é destinada prioritariamente ao consumo interno, na merenda escolar. Já o excedente da produção é comercializado para a comunidade escolar – familiares dos estudantes, colaboradores da escola e moradores do distrito. Conforme a diretora, Eliane Monteiro de Brito, os valores arrecadados com a venda das hortaliças são investidos na própria escola.
Para aumentar a produção e a qualidade dos produtos, o agrônomo da Agraer coordenou a construção de um sistema de irrigação e de sombreamento para a horta. O projeto foi finalizado no início deste mês e a comunidade escolar foi contemplada com a doação das hortaliças produzidas.
“O investimento em sombreamento e irrigação da horta é um sonho antigo da escola e com o apoio da Agraer pudemos concretizá-lo. A expectativa é que tenhamos hortaliças fresquinhas o ano todo para enriquecer a merenda e que nossos estudantes tenham a horta como espaço didático de aprendizado”, destacou o coordenador de Prática Inovadoras, professor João Ricardo Chiodi.
Além do apoio da Agraer, a escola conta também com a ajuda da comunidade, que faz doações de adubo orgânico, madeira, arame liso e de mão-de-obra para os projetos desenvolvidos. Os alunos também auxiliam na horta de forma voluntária no contraturno das aulas. “Acreditamos que os projetos desenvolvidos neste espaço despertam o interesse pela ciência e norteiam os rumos acadêmicos de nossos alunos, além de levarem para casa o conhecimento necessário para produzirem as próprias hortaliças”, complementou o professor.
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul