A voz potente e rouca e a interpretação única de cada letra das músicas que gravou ao longo da carreira são marcas registradas da cantora Cássia Eller, que morreu há 20 anos, no dia 29 de dezembro de 2001, vítima de infarto. Naquele momento, então com 39 anos, Cássia estava no auge do sucesso. Em sua homenagem, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre as músicas interpretadas por Cássia e mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública.
“O Segundo Sol”, de autoria do amigo Nando Reis, lidera esse ranking. Nando Reis, aliás, é o compositor de oito das 20 músicas gravadas por Cássia Eller que mais tocaram no Brasil de 2011 a 2021. Logo em seguida, “Malandragem”, de Frejat e Cazuza, e “Por enquanto”, de Renato Russo, completam o top 3.
Uma curiosidade foi o estudo específico do Ecad sobre as canções gravadas por Cássia Eller e que mais tocaram no segmento de TV, que engloba os canais de TV aberta e TV fechada, nos últimos 10 anos. A música “A Cuca te Pega”, de autoria de Dori Caymmi e Casé, ficou na liderança e fez parte da trilha sonora “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, seriado infantil exibido pela Rede Globo.
Cássia Eller tem 337 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos 10 anos, os segmentos de Rádio e TV foram os responsáveis por mais de 85% do que foi arrecadado em direitos autorais para ela. Os seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais por 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral (9.610/98).
Ranking das músicas gravadas por Cássia Eller mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental e Casas de Festas e Diversão)
1 – O segundo sol – Nando Reis
2 – Malandragem – Frejat / Cazuza
3 – Por enquanto – Renato Russo
4 – Palavras ao vento – Marisa Monte / Moraes Moreira
5 – All star – Nando Reis
6 – Relicário – Nando Reis
7 – E.c.t. – Marisa Monte / Nando Reis / Carlinhos Brown