Cachorrinha vira-lata que acompanhou Lula na prisão vai morar no Palácio da Alvorada
09/11/2022 09:11 em BRASIL

FONTE: Só Notícia Boa, por Rinaldo de Oliveira

 

 

Lembra da Resistência, a cachorrinha vira-lata que ficou 580 dias em frente à prisão onde Lula foi mantido em Curitiba, no Paraná? Ela foi adotada pela futura primeira dama Janja – Rosângela Lula da Silva – no fim de 2019, e, a partir de janeiro, vai morar simplesmente na residência oficial da presidência da república, o Palácio da Alvorada, em Brasília. Olha que chique!

Resistência, já está sendo chamada de Cinderela, em alusão à personagem famosa do desenho da Disney que era órfã de pai e mãe, sofria maus-tratos da madrasta e acabou se tornando princesa.

Na nova casa, Resistência terá um jardim enorme para correr, piscina, vista panorâmica para o Lago Paranoá, visitas ilustres e, quem sabe, poderá até participar de algum churrasquinho com os companheiros. (rs)

Como foi resgatada

Resistência não arredou as patas da frente do prédio da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula ficou 580 dias preso. Ela foi batizada com esse nome pelos militantes que a alimentaram e protegeram durante quase um ano e meio.

A cachorrinha magrinha e dócil ficava junto com eles, enrolada com um lenço vermelho, ao relento, no acampamento Lula Livre.

E Janja não resistiu aos olhos triste e carentes da Resistência! Acabou adotando a bichinha. Começa ali a virada na vida da então cachorrinha sem dono.

A virada

Ela foi levada ao veterinário, tomou vacinas, aparou os pelos e no lugar do lenço vermelho, Resistência ganhou uma estrela na franja… e um lar!

Lula conheceu a mascote quando foi solto, em novembro de 2019, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.

Fachin anulou os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e considerou que a 13ª Vara de Curitiba “não era o juízo competente para processar e julgar Luiz Inácio Lula da Silva”.

O mesmo Supremo já havia declarado, meses antes, o ex-juiz Sergio Moro – que acabou se tornando mais tarde ministro da Justiça do governo Bolsonaro – suspeito para julgar o ex-presidente Lula.

Xodó da família

Quando Lula conheceu a Resistência, foi amor à primeira vista. Ela virou o xodó do futuro presidente e até mascote das bandeiras do PT, pelos direitos dos animais.

Em abril de 2020, seis meses após ter deixado a prisão, ela foi apresentada oficialmente como a “filha” da família Lula:

“Essa cachorrinha faz parte da família agora. Ela ficou 580 dias lá na vigília, em Curitiba, sofrendo, dormindo no frio, passando necessidade. Depois a Janja levou ela para casa, cuidou dela. Agora ela está aqui comigo. O nome dela é Resistência”.

Na residência oficial da presidência

Quando se mudar para Brasília, a partir de janeiro, Resistência não estará sozinha.

Ela terá a companhia de Paris, outra vira-lata adotada por Janja.

Juntas, elas vão brincar livres no Palácio da Alvorada.

A cachorrinha Resistência com Janja e o presidente eleito Lula - Foto: reprodução / Instagram

A cachorrinha Resistência com Janja e o presidente eleito Lula – Foto: reprodução / Instagram

Com informações do Correio Braziliense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!