Ucranianos sofrem apagões enquanto cortes de energia seguem ataques aéreos russos
20/10/2022 12:33 em INTERNACIONAL

 

KYIV, 20 de outubro (Reuters) - Ucranianos sofreram cortes de energia, incluindo os primeiros apagões impostos pelas autoridades da rede desde que a guerra começou na quinta-feira para permitir o reparo da infraestrutura destruída por ataques aéreos russos enquanto as forças de Kyiv avançavam em direção à cidade de Kherson.

Embora a Ucrânia esteja avançando contra as tropas russas no leste e no sul, está lutando para proteger as instalações de geração de energia e outras utilidades de ataques de mísseis e drones que parecem projetados para perturbar e desmoralizar à medida que o inverno se aproxima.

As pessoas em todo o país foram instadas a usar menos energia, já que o governo impôs restrições ao uso de eletricidade em todo o país entre 7h e 23h, as primeiras restrições desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro e incluindo apagões em algumas áreas.

Isso se seguiu a uma enxurrada de ataques russos que o presidente Volodymyr Zelenskiy disse ter atingido um terço de todas as usinas de energia.

 

Enquanto isso, a região nordeste de Sumy ficou sem água, já que alguns supermercados de Kyiv relataram vendas de água engarrafada aumentando em preparação para uma possível escassez lá.

"Há muita raiva contra os líderes russos e o povo russo", disse Mikhaylo Holovnenko, um residente de Kyiv, à Reuters.

"Mas estamos prontos para interrupções. Temos velas, bancos de energia carregados. A Ucrânia está encarregada de vencer."

Olaf Scholz, o chanceler alemão, acusou o presidente russo Vladimir Putin de usar energia e fome como armas.

 

"Táticas de terra arrasada não ajudarão a Rússia a vencer a guerra. Elas apenas fortalecerão a unidade e a determinação da Ucrânia e seus parceiros", disse Scholz ao parlamento alemão.

Dmitry Medvedev, vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, disse que Scholz "claramente esqueceu o passado nazista de seu país e os 30 milhões de soviéticos que foram mortos ou morreram de fome e frio durante a guerra".

O Ministério da Defesa da Rússia disse que estava novamente mirando a infraestrutura de energia ucraniana, uma estratégia que intensificou desde a nomeação neste mês de Sergei Surovikin - apelidado de "Armageddon Geral" pela mídia russa - como comandante do que Moscou chama de "operação militar especial" em Ucrânia.

O ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko, disse à TV nacional que a Rússia realizou mais de 300 ataques aéreos em instalações de energia ucranianas desde 10 de outubro.

Ele disse que o governo estava buscando uma redução de 20% no uso de energia como resultado.

"Vemos uma diminuição voluntária (no consumo de eletricidade). Mas quando não é suficiente, somos obrigados a fazer paralisações forçadas", disse ele.

Kyiv e Kharkiv anunciaram restrições ao uso de transporte público movido a eletricidade, como trólebus, e reduziram a frequência de trens no metrô.

"Precisamos de tempo para restaurar as usinas de energia, precisamos de descanso de nossos consumidores", disse Volodymyr Kudrytskyi, chefe da operadora de rede Ukrenergo, à TV ucraniana.

DRONES IRANIANOS?

Zelenskiy disse na quarta-feira que os problemas de energia levariam tempo para serem resolvidos.

"Presumimos que o terror russo será direcionado a instalações de energia até que, com a ajuda de parceiros, sejamos capazes de derrubar 100% dos mísseis e drones inimigos".

Ele deve discursar em uma cúpula da União Europeia ainda nesta quinta-feira.

Os líderes dos 27 estados membros discutirão opções para mais apoio à Ucrânia, incluindo equipamentos de energia, ajudando a restaurar o fornecimento de energia e financiamento de longo prazo para reconstrução.

Grande parte da destruição foi infligida por drones russos, que a Ucrânia e o Ocidente dizem ser de fabricação iraniana, algo que Teerã nega.

Os membros da União Europeia concordaram com novas medidas contra o Irã devido ao fornecimento de drones para a Rússia, disse a presidência tcheca do bloco.

No terreno, os militares ucranianos continuaram a tentar pressionar o seu avanço em direção à cidade de Kherson, no sul, a única capital regional que as forças russas capturaram.

Na quarta-feira, o governo nomeado pela Rússia disse aos civis que deixassem a cidade - cujo controle dá à Rússia uma rota terrestre para a Crimeia, que foi apreendida em 2014, e a foz do rio Dnipro.

Os militares da Ucrânia disseram em uma atualização na quinta-feira sobre a região de Kherson que 43 militares russos foram mortos e seis tanques e outros equipamentos destruídos.

 

O Ministério da Defesa russo descreveu uma batalha na área que disse que suas forças haviam vencido.

Fonte: Reuters

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!