Crianças de favelas do Rio concorrem a vagas no balé Bolshoi
31/08/2022 08:27 em BRASIL

FONTE: Só Notícia Boa, por Jéssica Souza

 

 

Que lindezas! Oito crianças de favelas do Rio de Janeiro estão muito próximas de conquistar uma vaga numa das escolas mais conceituadas de balé do mundo, a Escola Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina.

Em busca de uma das 40 vagas para o primeiro ano, estão quatro crianças do Projeto Vidançar, do Complexo do Alemão; duas do Instituto Verde Criando Vidas, do Engenho da Rainha; uma do Projeto Luar da Dança, de Duque de Caxias; e outra do Instituto Mundo Novo, de Mesquita.

“O importante é dar oportunidade. Muita gente acha que criança da comunidade não tem talento ou, se tem talento, não tem oportunidade. E elas estão aqui para provar que têm as duas coisas”, disse Amanda Visa, do Instituto Verde Criando Vidas, que atende a 120 crianças, entre 3 e 18 anos.

Seleção

As oito crianças se destacaram numa seleção feita com 110 crianças, entre 8 a 11 anos, mesmo sem ter qualquer contato com a dança.

O movimento final acontece nos dias 7 e 8 de outubro, quando será a grande final nacional, na sede da escola russa no Brasil.

“Não é preciso conhecimento em dança para ingressar no primeiro ano. Às vezes, a criança traz isso de forma nata ou consegue desenvolver por meio de outros esportes ou meios artísticos, como capoeira, ginástica olímpica ou até subindo em árvore”, explicou Sylvana Albuquerque, coordenadora do processo seletivo do Bolshoi.

Campanhas

Para um grande final de aplaudir de pé, é preciso também conseguir verba para levar os vencedores e seus responsáveis para a jornada de três dias em Santa Catarina, e os grupos estão lançando campanhas para arrecadar dinheiro.

“Precisamos comprar passagens e arcar com as demais despesas necessárias para que nossos alunos possam viajar, com seus acompanhantes”.

Veja no Instagram deles como ajudar:

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por ViDançar (@projetovidancar)

 

Com informações de Revista Cenarium

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!