Aluna de escola pública é 1ª em concurso da PM e desbanca 30 mil inscritos
24/08/2022 08:03 em BRASIL

FONTE: Só Notícia Boa, por Monique de Carvalho

 

 

A história da Graziely Juane de Souza dos Santos, de 21 anos, é dessas que a gente se enche de felicidade de contar! Ela acaba de passar em primeiro lugar no concurso da PM e ficou à frente de, nada mais, nada menos, que 30 mil inscritos! Uma super conquista!

Graziely estudou a vida inteira em escola pública e foi com muito esforço e dedicação que conseguiu se destacar no concurso da Polícia Militar.

Hoje a história dessa brasileira que estudo em escola pública é inspiração para outros jovens que, assim como ela, acreditam que a educação pode transformar o mundo e trazer grandes oportunidades para o futuro. E ela não está errada quanto a isso.

Caminho de sucesso

Além do primeiro lugar no concurso da Polícia Militar, a jovem do Amapá ainda foi além. Ela também foi aprovada no concurso de soldado do Corpo de Bombeiros Militar do estado.

A prova de alto nível nem sequer teve aprovados suficientes para completar o cadastro reserva, mas o nome da jovem estava lá.

Filha de professora e um tenente da PM, Graziely sempre teve os estudos como prioridade na vida e foi uma aluna muito aplicada. Ela hoje está no 7º semestre do curso de Direito na Universidade Federal do Amapá e conquistou a vaga através do Enem.

Para fechar a lista de conquistas de sucesso, a jovem ainda está estagiando na Justiça Federal e conseguiu a vaga também através de um processo seletivo muito concorrido.

Estudou em casa

Para chegar até o primeiro lugar no concurso da PM, Graziely contou com a própria dedicação desde fevereiro deste ano, estudando em casa com livros e através de pesquisas na internet. A jovem não fez cursos preparatórios e ainda precisou conciliar os estudos com as outras atividades do dia a dia.

A maior inspiração também veio de dentro de casa. O pai da jovem, William Souza, de 42 anos, foi do Bope, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Força Tática, Alap e está em processo de reforma depois de sofrer um acidente de trabalho.

O pai de Graziely trabalhava como auxiliar de pedreiro e fazia bicos quando passou no concurso da PM, em 2000.

“Além de me inspirar, meu pai me ajudou. Queria dar esse orgulho para ele e fazer parte dessa honrosa instituição. Todos que passamos na 1ª fase certamente têm seus méritos, claro, que ainda temos fases a seguir, mas não foi fácil para ninguém chegar até aqui, então, já somos vitoriosos. Espero que nossas histórias inspirem outras pessoas”, disse Graziely.

William também tem muito orgulho da filha. Ele conta que quando ela era pequena pediu um livro de presente, o que foi diferente para ele, considerando que as crianças e jovens sempre pedem roupas e brinquedos de presente.

“Aquilo tocou meu coração. Para mim, é gratificante ver que ela me vê como exemplo e está seguindo o futuro de forma digna”, disse o pai.

Educação em rede pública

Graziely também se orgulha de ter conquistado tudo através da educação pública. Vanessa Ataíde, de 40 anos, mãe da jovem, disse que educação é prioridade na família.

“Sempre incentivei ela a se dedicar aos estudos. Tenho muito orgulho da minha filha ter conquistado a 1ª colocação, ter vindo de escolas públicas e seguir focada. Nossa família já passou por inúmeras dificuldades, mas o ensino sempre foi prioridade. E agora somos felizes por ela”, disse a mãe.

Graziely reforça que tem a missão hoje de incentivar outras pessoas que buscam uma oportunidade de mudar de vida.

“Aos que não passaram, que não desistam. Vale a pena estudar e se dedicar, principalmente em nossa sociedade onde a educação é desvalorizada, não pelos professores que fazem de tudo por um ensino de qualidade, mas pelos governantes de forma estrutural. Que as pessoas vejam a educação como meio de almejar o sucesso e ajudar a família e, acima de tudo, acreditem em si e corram atrás dos seus sonhos”, finalizou.

Graziely e o pai, William - Foto: arquivo pessoal

Graziely e o pai, William – Foto: arquivo pessoal

Graziely e a mãe, Vanessa - Foto: arquivo pessoal

Graziely e a mãe, Vanessa – Foto: arquivo pessoal

Com informações de Sales Nafes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!