Ex-prefeito de Corumbá é condenado a 13 anos de prisão por corrupção
03/12/2015 11:05 em NOVIDADES

O ex-prefeito de Corumbá, entre os anos de 1992 e 1996, Ricardo Chimirri Cândia, foi condenado a 13 anos e oito meses de prisão depois de julgamento da Justiça de São Paulo sobre um esquema de corrupção denunciado na prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo. Ele trabalhou como secretário de planejamento na época do esquema de cobrança de propinas.

De acordo com o site Correio Popular, de Campinas (SP), o processo tramita desde 2011 e tem 21 réus. Na decisão proferida recentemente, somente quatro pessoas foram absolvidas. Outro acusado de participar do esquema é Francisco de Lagos, também de Mato Grosso do Sul. O ex-diretor de comunicação da prefeitura de Campinas morreu em agosto do ano passado.

Conhecido como Caso Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água de Campinas), as investigações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Uma megaoperação foi deflagrada para combater fraudes em licitações na empresa pública.

A ex-primeira-dama, Rosely Nassim Jorge Santos, era uma das principais beneficiárias do sistema de corrupção. Ela cobrava entre 5% e 15% dos valores do contrato como propina. Com isso direcionava as licitações para os empresários que aceitavam a proposta.

ENVOLVIDOS

Rosely Nassim é mulher do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT). Os crimes imputados contra ela foram formação de quadrilha, corrupção e fraude em licitação.

A decisão que condenou a prisão os envolvidos no caso Sanasa foi proferida pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Campinas, Nelson Augusto Bernardes de Souza, na terça-feira (1º). Levantamento da promotoria de justiça indicou que o rombo pode ter chegado a R$ 180 milhões. Todos podem recorrer da sentença.

COMENTÁRIOS