Só 10% das drogas que entram em MS são apreendidas, diz governador
21/06/2016 13:42 em BRASIL

Só 10% das drogas que passam por Mato Grosso do Sul são apreendidas, comentou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja(PSDB), durante incineração de 83 toneladas de entorpecentes na manhã manhã desta terça-feira (21). “Não vamos deixar de cumprir nosso papel, mas precisamos de ajuda da União. A droga irriga os Estados e acaba com as famílias do País”, afirma. A droga incinerada é avaliada em R$ 66 milhões. Conforme o governador, a quantidade de entorpecente queimada hoje mostra o trabalho conjunto das forças policiais e gera uma reflexão sobre a política de segurança pública. “Temos que fortalecer as fronteira com o Paraguai; produtor de maconha e, Bolívia; produtor de cocaína. Precisamos de um plano nacional robusto”.

Segundo ele, o ministro da Justiça Alexandre Moraes prometeu que em 15 dias vai apresentar um plano para a região. “Estamos esperando. Essa briga de traficantes gerou clima de terror com uma fronteira aberta para o Estado”, lamenta. O governador lembra que a apreensão de entorpecente em MS corresponde a 40% de drogas apreendidas em todo País.

Reinaldo Azambuja ressalta ainda que o Estado precisa de mais efetivo da Polícia Federal. “Se tivesse mais efetivo da PF, o DOF (Departamento de Operações da Fronteira) poderia nós ajudar dentro das cidades”, afirma. Hoje, as equipes do DOF fazem patrulhamento nas estradas, principalmente nas vicinais.

Em quatro dias, por causa da guerra entre traficantes, quatro pessoas foram executadas em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com a sul-mato-grossense Ponta Porã.

COMENTÁRIOS