Latin GRAMMY: A vitória da música
01/05/2018 06:34 em MÚSICA

Visitar Gabriel Abaroa em sua sala de trabalho foi muito agradável. O presidente da LARAS (Academia Latina de la Grabacion), entidade responsável pelo prêmio Latin GRAMMY, é uma figura absolutamente carismática. Ele alia entre suas múltiplas características pessoais, extrema competência, vasto conhecimento do mundo da música e um bom humor constante.

Na entrevista a seguir, Gabriel Abaroa fala sobre as múltiplas atividades da Academia e sobre o sucesso da última apresentação do prêmio, realizada em Las Vegas em novembro passado:

SUCESSO! – Qual é a importância do Latin GRAMMY para o mundo da música?
Gabriel Abaroa – É, sem dúvida, o mais importante prêmio oferecido à música gravada em espanhol, português e em todos os idiomas ou dialetos reconhecidos pelos países ibero-americanos. A cada ano recebemos mais de 10 mil inscrições de álbuns, canções, produção musical, vídeos, engenharia de som etc. em 48 categorias diferentes. O ponto alto da premiação é a cerimônia de Entrega Anual do Latin GRAMMY, realizada em novembro, em Las Vegas. Já se apresentaram cantando no palco desta festa, com grande sucesso, famosos artistas brasileiros como Ivan Lins, Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown (Os Tribalistas), Daniela Mercury, Paula Fernandes, Anitta, Alexandre Pires e Roberto Carlos. Este show é transmitido pela televisão para países de todo o mundo e assistido por mais de 80 milhões de pessoas, gerando sucesso e imenso prestígio aos finalistas e ganhadores. Nesta mesma semana, realizamos uma intensa série de eventos, como o Person of the Year, o Lifetime Achievment e o Trustees Awards.

Quem é homenageado como Person of the Year?
São verdadeiras estrelas da música que, de alguma forma, se destacam internacionalmente há vários anos e que tenham uma carreira digna de ser celebrada, com impacto mundial – além de servir de exemplo para toda a comunidade artística por suas contribuições em benefício de outros seres humanos. A cada ano, dedicamos este tributo a um artista. No Latin GRAMMY de 2017 o escolhido para esta justa homenagem foi Alejandro Sanz e a festa dedicada a ele reuniu 1.500 importantes personalidades e profissionais da área musical. O evento, que consiste num jantar e num espetáculo com a presença de grandes artistas cantando sucessos do homenageado, foi realizado no dia anterior ao show de entrega dos prêmios. Foi realmente uma noite emocionante e maravilhosa.

Que outros artistas ganharam o Person of the Year?
O primeiro a ganhar, em 2000, foi Emilio Estefan, pelo apoio importantíssimo que este famoso produtor ofereceu durante a etapa de planejamento e implantação operacional do prêmio. Em seguida tivemos Julio Iglesias (2001), Vicente Fernández (2002), Gilberto Gil (2003), Carlos Santana (2004), José José (2005), Ricky Martin (2006), Juan Luis Guerra (2007), Gloria Estefan (2008), Juan Gabriel (2009), Plácido Domingo (2010), Shakira (2011), Caetano Veloso (2012), Miguel Bosé (2013), Joan Manuel Serrat (2014), Roberto Carlos (2015) e Marc Anthony (2016).

O Lifetime Achievment Award é um prêmio dedicado à longevidade e à contribuição de um artista ao mundo da música?
Exatamente. Alguns dos homenageados foram Mercedes Sosa, Sérgio Mendes, Alberto Cortez, Astrud Gilberto, Carlos do Carmo, Lucho Gatica, Milton Nascimento, Jorge Ben Jor, Ney Matogrosso, Ana Belén, Djavan e João Bosco, entre outros grandes nomes.

E o Trustees Awards é dedicado a quais profissionais?
É destinado àqueles que trouxeram um apoio significativo ao cenário artístico. São dois prêmios a cada ano. Os ganhadores desta homenagem são escolhidos pelo comitê de conselheiros (Board of Trustees) do Latin GRAMMY. Do Brasil, lembramos com carinho das homenagens feitas a Hebe Camargo, Roberto Menescal, João Araújo, André Midani e Nelson Motta. Por sorte elegemos estes ganhadores ainda vivos.

Faça uma avaliação da edição 2017 do evento.
O 18º Latin GRAMMY foi absolutamente impressionante. Paralelamente aos prêmios e homenagens, houve uma série de atividades profissionais. Tivemos um encontro mundial de produtores e engenheiros de som, com seminários apresentados por personalidades desta área. Artistas, gravadoras, editoras musicais, agentes artísticos e produtores de shows encontraram-se nos salões dos hotéis e interagiram objetivando resultados positivos em suas atividades. Las Vegas realmente se converteu na capital da música ibero-americana durante toda a semana. Mais de 250 meios de comunicação estiveram presentes para noticiar o acontecimento e cerca de 10 mil pessoas viajaram de diversas partes do mundo para assistir a premiação. Nos corredores dos hotéis, nos restaurantes, nas ruas as línguas mais faladas eram o espanhol e o português. Enfim, todos os nossos objetivos foram alcançados e já estamos preparando as próximas edições, inclusive a de 2019 quando comemoraremos 20 anos de existência.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!