MS vai cobrar na Justiça ajuda do governo federal para custear presos
09/05/2016 11:47 em BRASIL

Com 66% dos presos oriundos do tráfico de drogas, o governo do Estado vai ingressar na Justiça com ação contra a União. “Estamos finalizando a ação judicial contra o governo federal. Dobramos a massa carcerária em oito anos e a grande maioria por tráfico internacional de drogas. Deveriam ser custodiados pela União e hoje ficam sob o custo do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul”, afirma o governador Reinaldo Azambuja(PSDB). Na manhã desta segunda-feira (dia 9), ele participou de entrevista no jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

A situação de superlotação nos presídios levou a Defensoria Pública a entrar com processo judicial contra a administração estadual para construção de presídio. “Assim como estão demandando Mato Grosso do Sul, o Estado também faz o mesmo com a União”, salienta Azambuja.

De acordo com o governador, seria necessário inaugurar um presídio ao ano para acomodar todos os condenados. “A questão é muito complexa. Não é empurrar com a barriga a questão. A União tem responsabilidade, mas, infelizmente, fica tudo para o sul-mato-grossense”, diz.

Ainda sobre o sistema penitenciário, Azambuja afirma que serão inaugurados três presídios – dois masculinos e um feminino – em Campo Grande. Serão mais 1.400 vagas e o governo aguarda que o Ministério da Justiça libere recurso. O Estado tem 46 unidades penais e 15.183 presos.

COMENTÁRIOS