Vídeo de músico que toca para estátua de Manoel faz sucesso nas redes
01/01/2018 07:09 em NOVIDADES

Jardel Leandro, 32, tocou músicas regionais para o ídolo

Por CASSIA MODENA

Acostumado a trabalhar em casamentos e a voltar de madrugada para casa, o saxofonista Jader Leandro decidiu fazer uma parada diferente na madrugada de sábado para domingo, em seu retorno. Sentou ao lado da estátua de Manoel de Barros – recém instalada no canteiro da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, próximo ao cruzamento com a Rua Rui Barbosa – e tocou por cerca de 20 minutos para o poeta.

O músico profissional preocupou-se com o que agradaria os ouvidos de Manuel, caso ainda estivesse vivo. Tocou "Trem do Pantanal" (Paulo Simões e Geraldo Roca), "Chalana" (Mario Zan e Arlindo Pinto), "Mês de Maio" (Paulo Simões) e "Tocando em Frente" (Renato Teixeira e Almir Sater).

Já passava da 1h e a Avenida Afonso Pena estava praticamente deserta. Mesmo assim, Jader estacionou o carro, apoiou o smartphone no estojo do sax para filmar e começou o show particular para a figura feita de bronze.

"Desde que a estátua foi inaugurada, no começo do mês, eu pensei em vir para homenageá-lo. Estava passando por ele na volta para casa e só pensei que era aquela a oportunidade", conta.

Os vídeos feitos com o celular foram compartilhados nas redes sociais. Receberam diversos comentários e registram centenas de visualizações. Assista à apresentação no canal do Youtube do Correio do Estado.

PÚBLICO

Jader tem 32 anos e há 14 é músico profissional. Ele, que quase sempre apresenta-se em eventos fechados como os casamentos, tocou na rua pela primeira vez. Uma experiência nova graças a Manoel de Barros, e às vésperas do ano novo.

"As pessoas iam parando ali em frente ao semáforo, alguns filmaram de dentro do carro, outros desceram para escutar a música e depois tirar foto com ele. Não tenho muito contato com o público mais geral. Foi inesperado e muito legal para mim e para as pessoas que se depararam com aquela cena".

Rondonense de nascimento, mas sul-mato-grossense de criação, o saxofonista é leitor e fã de Manoel há muito tempo. Ele afirma que todos a sua volta estão ligados de alguma forma ao poeta. "Minha esposa fez um trabalho de faculdade em cima de uma das poesias de Manoel de Barros e teve uma apresentação da minha filha na escola baseada em uma outra poesia dele. Além disso, acho que todo mundo que vive em Mato Grosso do Sul se identifica muito com as mensagens dele".

A poesia preferida de Jader é "O Menino e o Rio". "É porque representa tudo o que eu fui e tudo o que quero ser. É um poema muito puro", finaliza. Ela foi musicada por Márcio de Camillo, no projeto Crianceiras, veja no vídeo.

 

Manoel de Barros completaria 101 anos no último dia 19 de dezembro. Nasceu em Cuiabá (MT), e mudou-se para Mato Grosso do Sul ainda jovem. Morreu aos 97 anos, em Campo Grande.

Saxofonista Jader Leandro e estátua de Manoel de Barros - Foto: Reprodução/Youtube

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!