Após fratura no fêmur, gata passa por cirurgia em Centro Veterinário
16/05/2017 06:31 em NOVIDADES

Lile Corrêa*

O Jornal Che Fronteira e a Rádio Líder FM 104,9 teve acesso ao relatório de atendimento médico veterinário da gata Chiquinha que teve uma fratura no Fêmur.

O atendimento aconteceu no domingo dia 14 de maio de 2017, dia das mães, as 14h quando deu entrada no plantão do Dr. Marcelo Resende no Centro Veterinário uma gata preta de nome Chiquinha de propriedade da senhora Maria, que relatou que seu animal apareceu, na noite anterior, “mancando” da perna esquerda.

A paciente foi atendida pelo médico veterinário Dr. Marcelo Resende que tem pós graduação em ortopedia em pequenos animais. “O animal era muito bravo então teve que ser sedado, para evitar acidentes e não piorar o quadro clinico”, mencionou Dr. Marcelo.

Na avaliação clinica foi verificado: hipertermia, aumento de volume e crepitação à palpação da região da coxa esquerda. Diante dos achados foi suspeitado de fratura de fêmur, então a paciente foi encaminhada para Raio x onde confirmou-se a suspeita, Fratura Obliqua longa com esquirola em Fêmur esquerdo. Nos exames de sangue foram encontrada as seguintes alterações:

Depois de avaliar os exames de sangue e fazer um estudo do exame de Raio x, o Dr.Marcelo Resende decidiu como tratamento fazer a osteossíntese do fêmur usando 3 técnicas diferentes, dada a gravidade do caso, sendo elas: pino intramedular, cerclagem e fixador externo tipo 1.

 

Dr. Marcelo salientou que “no pós-operatório imediato foi realizado novo exame de Raio x e verificou se perfeita redução da fratura. Vinte minutos após a cirurgia a paciente já se encontrava acordada e segue internada, tendo previsão de alta em 3 dias, quando continuará seu tratamento em casa, sob os cuidados da família”.

COMENTÁRIOS