Ministério da Saúde manda inseticida vencido para ser usado em fumacê
26/02/2016 14:56 em BRASIL

O Ministério da Saúde emitiu uma nota sobre o inseticida Malathion que foi enviado para Mato Grosso do Sul, com prazo de validade vencido. Os mil litros do produto foram repassados para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que esta sem fumacê há duas semanas e continua sem previsão de realizar o trabalho de borrifação para combater o mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.  O inseticida está vencido desde 30 de outubro de 2013, mas o Ministério informou que o produto pode ter o prazo de validade estendido, que é indicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para Agricultura e Alimentação, “como medida para evitar desperdício de recursos públicos”. Porém a medida só é válida desde que tenha armazenamento adequado e integridade de rótulos e embalagens.

Imagens divulgadas ontem (25), pelo secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, mostram que tanto a embalagem quanto os rótulos estão em perfeitas condições e por isso, de acordo com o Ministério, o produto pode ser usado.

O prazo de validade foi estendido e agora o inseticida poderá ser aplicado até junho de 2016, porém a previsão é de que o produto seja usado em apenas três dias.

Para estender a validade o Ministério da Saúde afirma ter realizado análise técnica do produto em laboratório especializado e o resultado “demonstrou que o teor de ingrediente ativo do inseticida enviado ao Estado estava dentro das recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde)”.

Ainda na nota o Ministério afirma que “o produto analisado encontra-se adequado para utilização nas atividades de nebulização”.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), que repassou o produto para a Sesau, também se pronunciou sobre o caso e disse que o produto recebido esta semana aguardava justamente a prorrogação do prazo de validade pelo Ministério da Saúde.

“Em casos de envio de lotes com validade vencida, o Ministério da Saúde faz o repasse do produto acompanhado de uma nota oficial informando a renovação do prazo de validade”.

A previsão é de que um novo lote com 30 mil litros de inseticida seja encaminhado para Mato Grosso do Sul a partir do dia 9 de março.

COMENTÁRIOS