Letícia Santiago rebate críticas à minibarriga de grávida: "Estou segura aos cuidados comigo e com meu filho"
13/01/2017 06:47 em NOVIDADES

Letícia Santiago nunca pensou que sua gestação fosse causar tanto burburinho. Aos oito meses de gravidez, a apresentadora apareceu em fotos quase sem barriga, fato que impressionou internautas do Brasil inteiro. Não demorou muito para que duvidassem que ela realmente estivesse à espera de uma criança. Ao R7, a ex-BBB garante que as críticas não a afetam em nada.

 

 
 
 
 
 

Essa polêmica não me atinge diretamente, na verdade, estou segura quanto aos cuidados comigo e com meu filho. Faço consultas regulares e tenho a base de comparação que me deixa tranquila de que tudo dará certo: já é minha segunda gravidez, foi assim com a Julia.

 
 
 
 

 

Apesar de não se abalar com os comentários, Letícia disse que não esperava tal comoção com uma parte de seu corpo.

 

 
 

A diferença [da primeira gestação] é que eu não era conhecida nacionalmente como agora, e as especulações não ocorriam porque me comparavam comigo mesma, e não com outros corpos, com outras mulheres. Minha família e amigos que acompanhavam minha primeira gravidez nunca questionaram nada porque sabiam o quanto eu era preocupada e cuidadosa, não tinha porque achar que algo andava mal.

 
 
 
 

 

Mas será que é possível que o corpo de uma gestante não mudecompletamente? Segundo os especialistas ouvidos pelo R7, o que normalmente ocorre nestes casos é que a musculatura abdominal é tão forte que o útero não cresce para a frente, mas para cima — e a barriga da grávida demora mais a aparecer

 

 
 

 

Segundo o obstetra Edilson da Costa Ogeda, coordenador do núcleo de ginecologia e perinatologia no Hospital Samaritano de São Paulo, as grávidas que praticam atividade física com frequência devem ter um acompanhamento pré-natal mais atento.

 

 
 
 
 
 

A preocupação exagerada com a beleza física pode levar a uma nutrição não adequada para o período gestacional. Além disso, exercícios extenuantes podem elevar a temperatura corporal. Sem um acompanhamento adequado pré-natal, o bebê pode vir a desenvolver restrição de crescimento intra-uterino — e isso pode ocasionar a antecipação do parto.

 
 
 
 

 

Ogeda explica que quando uma grávida pratica atividade física em excesso, mas o desenvolvimento do bebê está adequado, as pessoas têm a impressão da barriga estar pequena, mas está dentro da normalidade.  

Letícia contou que vê a situação com bom humor.

 

 
 
 

Acho graça, de verdade. É claro, tem alguns comentários desrespeitosos, e desses, obviamente, eu não gosto, mas sei lidar bem.

 
 
 
 

 

A ginecologista Carolina Carvalho Ambrogini ressalta que cada mulher desenvolve um tipo de barriga durante a gestação conforme o próprio corpo

 

 
 

O bebê não é impedido de crescer. A musculatura é tão forte que o útero não fica tão proeminente. Mas é importante acompanhar o crescimento da barriga.

 
 
 
 
 
 
 

 

Letícia Santiago disse ao R7 que sente o filho mexer várias vezes

 

 
 

O bebê se mexe, chuta o tempo todo. Acredito que o fato de a barriga ser bem enxuta facilita a minha percepção desses movimentos.

COMENTÁRIOS